Ortocentro. O ortocentro é a intersecção das alturas relativas aos três vértices, ou seja, é ponto de encontro entre todas as alturas de um triângulo.
Em cada um dele, trace uma reta dividindo os ângulos no meio. O ponto de encontro das quatro retas é o centro de massa do trapézio. Aí é só fazer uma semelhanças de triângulos para se descobrir o ponto!!!
O centro de massa do triângulo também denominado de baricentro está situado no ponto de encontro das medianas a uma distância de 2 / 3 do comprimento da mediana a partir do vértice e contada sobre a mediana, conforme mostra a figura.
Você pode fazer o ponto médio de cada um dos lados do triângulo, e depois ligá-los em uma linha reta até o vértice oposto ao ponto médio. Depois, o lugar onde essas linhas que ligaram os três pontos médios até os três vértices se cruzaram, vai ser o centro de gravidade.
O centro de gravidade equivale ao impulso total dividido pelo peso total. Você não precisa dividir cada impulso por cada peso, o que indicaria apenas a posição de cada objeto. Se a resposta estiver com um desvio superior a uma unidade, confira o ponto inicial.
Faça o teste Quando você está de pé, com os braços pendentes ao lado do corpo e a posição ereta, poderá perceber que o centro de gravidade coincide com a afirmação acima. No entanto, se você estiver arqueado, se apoiando no chão com os pés e as mãos, esse ponto está localizado fora do seu corpo, abaixo de sua barriga.
Portanto, para calculá-lo, basta dividir a altura e a base por dois. O centro de massa da circunferência fica exatamente em seu centro porque o eixo de simetria do círculo é uma reta que vai de uma de suas extremidades à outra, passando exatamente pelo seu centro.
A segunda Lei de Newton afirma que a força é igual à massa multiplicada pela aceleração (F = m x a). Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s2.
A velocidade do centro de massa será Sendo P o momento linear total do sistema, O momento linear total de um sistema de partículas é o produto de sua massa total pela velocidade do seu centro de massa. As forças que atuam sobre as partículas podem ser separadas em forças externas e internas.
Para calcular o centroide de um determinado objeto podemos escrever a integral delimitada por duas curvas onde sua coordenada será expressa pelo resultado de uma integral definida dependendo da geometria da figura.
M.xCM = ∫ x dm Page 6 30- 6 Como exemplo, calculemos o centro de massa de um aro semicircular ilustrado na figura 9. A origem do sistema de coordenadas está sobre um eixo de simetria da figura. Isto facilita sobremaneira o cálculo da integral. Logo, yCM = 2R/p.
O momento de inércia polar de uma curva, denotado por Io, pode ser calculado em função dos momentos de inércia da curva em relação aos eixos OX e OY, respectivamente denotados por Ixx e Iyy, através de Io=Ixx+Iyy. Calcularemos Ixx como a soma de duas integrais I1 e I2. a³.
Um termo relacionado a centro de massa é centro de gravidade. A diferença entre eles é que o centro de massa não depende da ação gravitacional - é uma propriedade inerente do corpo. Se este corpo estiver sujeito a um campo gravitacional homogêneo, o centro de massa coincidirá com o centro de gravidade.
Importância do centro de massa Para a física, ela ajuda a resolver a questão em torno dos corpos rígidos que possuem um número de partículas infinitas, pois sem esse conceito haveriam várias equações, ou seja, uma para cada partícula.
É através do centro de gravidade que os corpos atingem ou não um ponto de equilíbrio. ... Quanto maiores as massas, maior a força de atração entre os corpos. Essa força varia também em relação à distância que separa os corpos. Quanto maior a distância, menor a atração entre eles.
Se o centro de massa estiver exatamente acima da base de apoio, o corpo permanecerá estável, caso contrário, o corpo irá tombar. ... Se o centro de gravidade estiver abaixo da área de apoio, obtém-se uma estabilidade ainda maior.
Quando essa soma é igual a zero, dizemos que o corpo se encontra em estado de equilíbrio, que pode ser classificado em:
O equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Ele pode ser classificado como estático ou dinâmico. ... Equilíbrio dinâmico: Quando o corpo está em movimento retilíneo uniforme. Além disso, ele pode ser de três tipos: estável, instável ou indiferente.
Equilibrio dinamico: Apresenta-se, quando o objeto está em repouso, ou seja, v = o. Um bom exemplo de equilibrio estático está presente ao nos locomovermos em qualquer tipo de veículo, quando o mesmo está parado, também estamos, mas no instante em que o veículo passa a se locomover para frente somos jogados para trás.