CID10 - F98 - Outros Transtornos Comportamentais e Emocionais Com Início Habitualmente Durante a Infância ou a Adolescência.
Transtorno caracterizado por micção involuntária (diurna e/ou noturna) anormal levando-se em conta a idade mental da criança, e que não está ligada a um transtorno do controle vesical de origem neurológica, crises epilépticas ou anomalia orgânica do aparelho urinário.
A principal etiologia para a enurese noturna é ingerir muitos líquidos à noite e não urinar antes de dormir, o que resulta em um volume excessivo. O quadro também pode ter um caráter hereditário. Filhos de pais que não tiveram enurese possuem apenas 15% de incidência do quadro.
Enurese noturna é a perda involuntária de urina durante o sono. Ocorre entre o período do desfralde (momento em que se retira as fraldas das crianças) até o perfeito controle da urina (esfincteriano) que se completa com o crescimento.
Urinar na cama, ou enurese noturna, é a micção involuntária ao dormir após a idade na qual manter-se seco(a) durante a noite é a situação mais expectável.
Enurese é a micção involuntária que pode ser causada por vários fatores. Estes incluem desordens nos rins, bexiga, uretra ou falta de controle dos músculos que liberam a urina, além de ser associada com fatores neurológicos.
A desmopressina é uma intervenção eficaz para enurese noturna em crianças e famílias que desejam tratamento medicamentoso. Alarmes de enurese são a terapia mais eficaz a longo prazo e tem poucos efeitos adversos, mas não são muitos comuns no Brasil. Outros tratamentos medicamentosos podem ser usados a critérios médico.
Cuidados
Para reduzir a micção durante a madrugada, além de deixar de beber líquidos após às 18h, é importante evitar alimentos estimulantes no período da noite, como café, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos cítricos e comidas apimentadas.
Perguntas sobre Enurese noturna seria interessante ter um atendimento com um urologista para avaliar isso e psicoterapia também seria importante, pois frequente está relacionado com fatores emocionais.
A polaquiúria pode ser acompanhada por uma sensação de necessidade urgente de urinar (urgência urinária). Muitas pessoas particularmente notam a poliúria porque têm que levantar e urinar durante a noite (noctúria).
A micção normal ocorre quando a contração da bexiga se coordena com o relaxamento do esfíncter uretral. O sistema nervoso central inibe a micção até o momento apropriado e coordena e facilita as mensagens enviadas pelo trato urinário inferior para iniciar e completar a micção.
A bexiga hiperativa é causada por alterações da inervação da bexiga, que podem acontecer devido a doenças neurológicas, como paraplegia, Parkinson, Alzheimer, AVC ou esclerose múltipla, por exemplo, ou por irritação das vias urinárias, por infecções urinárias, alterações da mucosa pela menopausa, câncer, cálculo ou ...
Cura pela natureza bexiga hiperativa
Esse é um dos sintomas que mais causam distúrbios na qualidade de vida do paciente, pois ele provoca uma reiterada interrupção do sono. Ao contrário da infecção urinária, a bexiga hiperativa não costuma causar dor durante a micção (leia: DOR AO URINAR – Principais Causas).
Outros alimentos podem piorar os sintomas de cistite e, por isso, devem ser evitados na dieta alimentar para cistite intersticial como:
Durante episódios de cistite, é recomendado evitar a ingestão de líquidos ou alimentos que podem irritar a bexiga, como chá, café, álcool, frutas cítricas e condimentos (como a pimenta).
Alguns sucos que podem ajudar no tratamento da infecção urinária, são:
Embora outras pesquisas estejam sendo realizadas para confirmar esses benefícios, o suco de cranberry já é indicado por muitos especialistas.
Cranberry: conheça a fruta que combate a infecção urinária.