movimentos tangencial : ocorre quando duas placas se deslocam lateralmente. " " convergente : acontece quando as placas tectonicas se chocam. " " divergente : acontece quando duas placas se movem em sentidos opostos.
Resposta. Na teoria de tectónica de placas, limite transformante, é um tipo de limite entre placas tectónicas, em que estas deslizam e roçam uma pela outra, ao longo de uma falha transformante, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta.
Resposta. Resposta: Esses diferentes movimentos são responsáveis por uma série de fenômenos na Terra: como a formação de montanhas, o surgimento de ilhas o alagamento de áreas, fenômenos naturais, como terremotos vulcões, distanciamento entre continentes, etc.
No movimento transformante, as placas deslizam umas em relação as outras, provocando rachaduras na região de contato entre as placas. ... Um grande exemplo de movimento transformante ocorreu entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-América, resultando na falha de San Andres, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Designação de placas litosféricas que deslizam horizontalmente uma em relação à outra. São exemplo de placas transformantes as duas maiores placas: a norte-americana e a pacífica. Nos limites destas placas não ocorre atividade vulcânica, mas os fenómenos sísmicos, por vezes violentos, são vulgares.
Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente.