Marcadores temporais irá situar o leitor/receptor no presente, no passado ou no futuro... e os Espaciais é como o próprio nome já indica ele menciona o tempo como: abaixo de, em outro lugar, imediação e todos outros sinônimos e antônimos.
São as palavras no texto que informam onde a história acontece. Podem ser os advérbios (onde, ali, aqui), locuções adverbiais ou nomes de lugares.
Os termos citados por Baratz são alguns dos chamados marcadores temporais, palavras de diversas classes e funções sintáticas, como as descritas a seguir. ... - Locuções adverbiais Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como "às vezes", "em breve", "à noite", "à tarde", "de manhã", "de quando em quando".
Na língua portuguesa, os marcadores temporais, são aqueles utilizados na escrita para apresentar expressões que fornecem ao leitor a noção de tempo ou passagem do tempo. Deste modo, alguns exemplos são: ... Os verbos que indicam uma ação no tempo; E por fim, os advérbios de tempo, como "amanhã", por exemplo.
Significado de Marcador adjetivo, substantivo masculino Que, ou o que marca. ... substantivo masculino Indivíduo que aquece os ferros e os leva para marcar o gado; marqueiro. Pedaço de talagarça, em que as crianças aprendem a marcar ou bordar.
Marcadores de tempos são aquelas palavras que indicam um momento, seja no pretérito, no presente ou no futuro. ... A parte "Daqui a pouco" indica que isso ainda vai acontecer, e está no futuro, isso é um marcador de tempo. Outro exemplo: "Eu almoçei arroz com feijão ontem!"
São importantes para indicar quando algo aconteceu e onde aconteceu. Desta forma, podem ser advérbios, conjunções, locuções adverbiais, entre outros.
ampulheta
Palavras que dão ideia de tempo: Quando,hoje,amanha,de tarde,a noite,logo,depois,enquanto,cedo,durante, antes,ainda,antigamente,nunca,agora,sempre,breve,afinal,ETC.
Locuções Adverbiais de Tempo às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.
Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.
Os advérbios para indicar tempo, como "ontem" e "amanhã"; As locuções adverbiais, como "em breve" e "à noite"; As conjunções, como "enquanto isso" e "depois disso", As preposições, como "durante" e "após".
Significado de Quando advérbio Denota ocasião temporal; em qual circunstância: disse que a encontraria, mas não disse quando. ... conjunção [Gramática] Inicia orações subordinadas adverbiais denotando: tempo, proporção, condição e concessão. conjunção [Temporal] Logo que, assim que: irei quando puder.
Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv.
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Advérbio de lugar Ajuda a caracterizar o lugar ao qual o verbo refere-se por meio da noção de posição e direção. Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.
Essa circunstância (de tempo, de lugar, de modo, de intensidade,…) modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio....Tipos de advérbios.
Advérbio de tempo ainda, agora, amanhã, à noite, anteontem, antes, à tarde, às vezes, atualmente, breve, cedo, depois, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje, hoje em dia, já, jamais, logo, nunca, ontem, ora, outrora, quando, sempre, tarde.