Na ginástica artística, é ambos, nas demais modalidades das quais faz parte, é somente o trabalhado em si. ... Ele pertence a quase todas as disciplinas da ginástica enquanto aparelho de competição. Nele, realizam-se movimentos acrobáticos, coreografados, artísticos e ginásticos.
Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.
Além do avião (movimento com os braços abertos), flic-flac (o atleta estica os braços para dar impulso e realiza a acrobacia), parafuso (sem as mãos, é feita uma rotação em torno do corpo no solo) e dos Santos (consiste em dois giros, seguido de dois mortais, além de uma flexão no quadril.
salto carpado é uma pirueta de giro em torno de si, seguido que um mortal duplo.
- Realizar uma corrida e impulsão no trampolim ou solo, e fazer o salto afastado sobre o plinto, com ajuda do professor, apoiando as mãos e em seguida os pés sobre o plinto, realizando salto estendido para finalizar de pé sobre o colchão ou caixa de areia.
Os saltos são movimentos em que a ginasta se desprende do chão a partir de um impulso e volta a ter contato com o solo sem que haja rotação do eixo transversal do corpo. Os saltitos são movimentos semelhantes, porém diferenciam-se dos saltos por apresentarem uma altura e amplitude de movimento menor.
Saltos afastado sobre plinto (salto “Grätsche”) No momento da ajuda o ajudante deverá deslocar-se para trás, evitando chocar-se com o executante.
O salto estendido trata - se do salto que o atleta tem que usar sua amplitude máxima a fim de chegar a uma distância mais longa. Assim sendo, pode - se ver essa questão diretamente nas olimpíadas, onde os atletas tem que acompanhar e realizar seu melhor desempenho.
O salto sobre a mesa faz parte das competições feminina e masculina. O aparelho é composto por uma mesa levemente inclinada com 1,2m de comprimento e 95cm de largura. Nas provas femininas, a mesa fica posicionada a 1,25m do chão e, na competição masculina, a 1,35m.
No solo feminino as apresentações são acompanhadas de música (a ser escolhida pela atleta), e alguns aparelhos são exclusivos das mulheres: barras assimétricas e trave. Também existem aparelhos exclusivos masculinos: cavalo com alças, barras paralelas, argolas e barra fixa.
As apresentações na trave são muito populares nos eventos. Um pulo de lobo, um salto mortal para trás, e um rolamento com desmontagem estão entre os muitos movimentos de equilíbrio que são amplamente praticados.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.
Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.
São: Solo, salto, cavalo com alças, argolas, barras paralelas, Barra Fixa, Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.
Assim, para a prática masculina os principais aparelhos são:
A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.
Ao todo, a Ginástica Rítmica é composta por cinco aparelhos: Bola, Maças, Arco, Fita e Corda. A cada dois anos, um aparelho é excluído das competições e as provas de conjunto são alteradas.
Resposta: O carpete (o tablato) Espero ter ajudado!!
Ordem dos aparelhos Para os Jogos Olímpicos essa ordem é corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.