Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Manobra de Heimlich
O passo-a-passo consiste em:
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote.
Roncar, parar de respirar ou engasgar durante a noite, podem ser um grande indicativo de apneia obstrutiva do sono. Mas mesmo que você não tenha, é muito provável que ao menos conheça alguém que tem. Isso acontece porque esse é um dos distúrbios do sono mais comuns.
Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.
O engasgo constante, no entanto, pode ser um sintoma de condições gastrointestinais, pneumológicas ou neurológicas graves. A causa mais comum desses engasgos costuma ser uma lesão na mucosa da faringe , causada por um refluxo gastroesofágico constante devido a uma falha do esfíncter que liga o esôfago e o estômago .
Nesses casos, o que se deve fazer é:
Aparentemente, por questões anatômicas, dormir sobre o lado direito do estômago faz com que o esfíncter esofágico fique mais exposto ao ácido estomacal, o que causa refluxos.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.
Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.
O ideal é esperar pelo menos uma hora. – Cuidado com o excesso de peso também é um agravante. – Beba muita água. Tem quem fale que tomar um copo de leite gelado quando está com azia é uma boa.
Ao ter a garganta queimada por ácido do refluxo tome bastante água gelada. A diluiçao e lavagem pela água gelada diminuem a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.
Melhora a digestão A água de coco combate a indigestão, a azia e o refluxo, sendo uma ótima estratégia para quem está grávida ou sofrendo com vômitos constantes. Ela limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.
Chá de camomila + clara de ovos com torradas integral. Além de ser um calmante natural e diminuir o estresse, uma das causas do refluxo, o chá de camomila ajuda a diminuir a queimação no estômago.
Sim , a Doença do Refluxo Gastroesofágico pode dar falta de ar devido reflexo nas vias aéreas de trancamento, causado pelo refluxo ácido principalmente que é muito agressivo para a laringe e brônquios , gerando uma reação de defesa .
O iogurte também pode ser uma boa opção para alguém com esofagite, mas evite adicionar frutas, granola ou sementes. É possível tomar sorvetes com pouca gordura, caso os alimentos frios não estiverem causando irritação.
Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.