Trata-se do afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal pós-parto. A diástase causa, também, um volume abdominal, mesmo após o nascimento do bebê.
É possível desconfiar de que se está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.
O Que É Diástase: Algumas mulheres apresentam um afastamento tão grande que podem pressionar 3 ou 4 dedos em seu abdômen e estes 'afundam' como se tivesse um buraco na barriga, por não ter ali a parede muscular que deveria impedir essa entrada.
Você deve ser avaliada por um cirurgião geral. A diástase pode ser também avaliada por um fisioterapeuta, pois se sua diástase for leve, com exercícios e técnicas adequados, por um fisioterapeuta especialista nesse assunto, vai auxiliar para melhora desse afastamento do músculo abdominal.
O ideal é realizar, pelo menos, 1 sessão antes da cirurgia e depois da lipo, deve-se realizar a drenagem diariamente durante 3 semanas. Após esse período a drenagem deve ser realizada em dias intercalados por mais 3 semanas.