A Terapia de Descompressão da Coluna é um tratamento não-cirúrgico, não-invasivo, com baixo custo e eficaz para dores na coluna (Cervical e Lombar). Não há agulhas ou injeções, o paciente não fica sem roupa e os tratamentos são rápidos e eficazes.
Significado de Descompressão substantivo feminino Ação ou efeito de descomprimir. Ação de aliviar aquilo que se encontra sob pressão (ou compressão). Etimologia (origem da palavra descompressão). Des + compressão.
Descompressão medular é o procedimento que alivia a pressão excessiva nos nervos causada por estruturas doentes como hérnias de disco, osteófitos (bicos de papagaio), espessamentos dos ligamentos da coluna, cistos sinoviais ou tumores.
Compressão da medula espinhal
A descompressão é uma técnica cirúrgica simples, com baixa morbidade operatória, evita danos à estruturas adjacentes importantes quando bem indicada, apesar de possuir desvantagens como irrigações frequentes e a presença “in situ” da lesão.
O procedimento mais comum, e um dos mais antigos, para a descompressão neurológica, da medula e raízes nervosas, se chama laminectomia. Nele é ressecado o arco ósseo posterior da vértebra, chamado de lâmina, que é a parede posterior do canal vertebral.
Quando a hérnia comprime a medula espinhal (mielopatia), pode haver um comprometimento neurológico mais complexo, com déficit motor e de sensibilidade, dificultando movimentos finos com as mãos e a deambulação.
A fisioterapia é excelente para o tratamento da hernia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e fortalecimento, equipamentos eletrônicos, uso de compressa quente. Outras técnicas que podem ser úteis são o Pilates, hidroterapia, RPG e a tração na coluna, por exemplo.
Na verdade, a maioria encontra alívio dos sintomas com o uso de terapias não cirúrgicas, como exercícios físicos, medicação como anti inflamatórios, fisioterapia e quiropraxia. Se o tratamento conservador não funcionar, seu médico pode sugerir a cirurgia como uma alternativa.
A cirurgia para tratamento da hérnia de disco, dorsal, lombar ou cervical, está indicada nos casos em que não houve melhora dos sintomas de dor e desconforto, mesmo com o tratamento à base de remédios e fisioterapia, ou quando há sinais de perda da força ou sensibilidade.
A cirurgia de hérnia de disco só é feita quando todos os outros tratamentos não têm resultados satisfatórios após três meses. Assim, recomenda-se a cirurgia de hérnia de disco quando os sintomas persistem por pelo menos um mês, após repouso absoluto por pelo menos uma semana ou mais sem melhora.
É possível sim a hérnia de disco regredir com o tratamento conservador e com a ajuda da mamãe natureza. Ao invés de ir com toda sede ao pote para a cirurgia, porque não tentar o tratamento conservador? É mais saudável, custa menos e menos arriscado.