12 alimentos que ajudam a combater crises alérgicas
Quem tem alergia ao leite pode comer ovo, e da mesma forma quem tem intolerância à lactose pode comer ovo, exceto no caso dos doentes alérgicos a leite e ovo.
A alergia ao ovo acontece quando o sistema imune identifica as proteínas da clara do ovo como um corpo estranho, desencadeando uma reação alérgica com sintomas como:
A imunoterapia oral, também conhecida como dessensibilização oral ou vacinação, é um novo tipo de tratamento para alergia ao ovo. O tratamento envolve o consumo diário de uma pequena quantidade de proteína do ovo, que é gradualmente aumentada ao longo do tempo até se atingir uma dose completa do alimento.
Para os casos de alergia ao cacau, pode-se utilizar chocolates feitos à base de alfarroba, que um substituto natural do cacau, enquanto para os casos de alergia ao leite, deve-se utilizar chocolates feitos sem leite ou com leites vegetais, como leite de soja, de coco ou de amêndoas, por exemplo.
Entre os ingredientes do chocolate, o que mais causa a reação alérgica é o leite. Suas proteínas são as responsáveis pela maioria dos casos do problema entre os brasileiros. A alergia ao cacau, embora também possa desencadear a mesma reação, é mais rara.
Os sintomas alérgicos podem ser tanto externos quanto internos e vão desde urticária e náuseas, até tosse e inchaço na face. Se você apresentar algum sinal de reação alérgica ao tomate, procure um médico com urgência.
Alergia a tomate pode causar azia, dor no estômago e até erupção cutânea. Apesar de não ser muito comum, a alergia a tomate pode, sim, atingir algumas pessoas.
Isto ocorre porque o organismo tem uma reação exagerada à antocianina (esta proteína se liga à actina) presente no tomate. As defesas do organismo são acionadas e em resposta à presença deste “invasor” Imunoglobulinas do tipo IgE são produzidas provocando reações no organismo, que podem ser bastante desagradáveis.
Para substituir o consumo de tomate, basta escolher qualquer outro vegetal ou fruta que tenha coloração variante entre amarelo e vermelho. Entre as opções mais comuns estão cenoura, abóbora, melancia, caqui e goiaba. O ideal é que o consumo desses alimentos, assim como o de tomate, seja de 100 gramas diárias.