A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
Atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação). Podemos citar alguns exemplos de atividades que requerem uma boa coordenação motora global: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar (...).
A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular. Atividade – A atividade é desenvolvida com quatro bambolês em média. ... Com um bambolê somente pular para dentro e para fora.
A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro.
Coordenação global ou motricidade ampla representa a ação simultânea e relativamente diferente de grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos complexos.
Como estimular a coordenação motora fina
5 exercícios para melhorar a mobilidade da mão e reduzir a dor
5 formas inquestionáveis de melhorar e fortalecer a pegada
Exercícios para melhorar a força das mãos
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.