O centro de curvatura dos espelhos esféricos é o ponto médio da calota esférica que dá origem ao espelho, portanto, é igual ao raio dessa esfera.
A distância do vértice ao centro de curvatura é o raio de curvatura da superfície. Se o vértice estiver localizado à esquerda do centro de curvatura, o raio de curvatura é - positivo.
A imagem formada por um espelho côncavo, quando o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, é uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Consideramos que uma imagem é real quando os raios refletidos se “cruzam”, formando a imagem.
1 – Objeto real antes do centro de curvatura: A imagem formada é real, invertida e menor que o objeto. 2 – Objeto real no centro de curvatura: A imagem formada é real, invertida e do mesmo tamanho do objeto.
II. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho côncavo, é sempre real. III. A distância focal é sempre igual ao raio do espelho.
Quando o objeto está exatamente na região focal de um espelho côncavo, os raios luminosos originados em um ponto do objeto (portanto divergentes de um ponto do objeto), emergem do espelho após serem refletidos como raios paralelos.
e) Trata-se de um espelho convexo que conjuga imagens reais. Resolução: O único espelho capaz de produzir imagens diretas e invertidas é o espelho convexo, independentemente de qual seja a distância entre o objeto e o espelho.
Sabemos que, estando o objeto entre o foco e o vértice, a imagem conjugada por um espelho côncavo é virtual, direita e maior do que o objeto. ... Nesse caso sua imagem se afasta cada vez mais do espelho, tendendo ao infinito (do outro lado do espelho, na região virtual).
Um objeto que se encontra diante de um espelho esférico tem uma imagem 4 vezes mais alta que o próprio. Sabendo que o raio de curvatura do espelho é 1,0 m, podemos afirmar que? socorroooo. seixasrafaela está aguardando sua ajuda.
(Puccamp 2016) Quando um objeto O é colocado a uma distância d de uma câmara escura, forma-se uma imagem de altura i. O mesmo objeto é aproximado 6 m desta mesma câmara e nota-se a formação de uma imagem de altura 3 i.
Resposta. Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.
Espelho Convexo A imagem formada será sempre virtual, menor e direita. Os espelhos convexos são utilizados nos espelhos retrovisores de carros e também em outras situações nas quais se deseje ter um campo maior de visibilidade do que nos espelhos planos.
Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos. Outra aplicação comum, é nos consultórios odontológicos em que este tipo de espelho é utilizado para observar as características dos dentes.
Por serem curvos, os retrovisores dos carros dão ao motorista um campo de visão maior que o espelho comum. ... Apesar de parecerem planos, os retrovisores de carros têm o que os físicos chamam de “formato esférico convexo”.
Ao contrário dos espelhos planos, os espelhos esféricos formam imagens de tamanhos diferentes do tamanho do objeto. Enquanto o espelho convexo forma imagens sempre menores que o objeto, o espelho côncavo forma imagens de diferente tamanhos, dependendo da posição em que o objeto é colocada sobre o seu eixo.
Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão. Nos deparamos diariamente com diversas situações em que o uso de um espelho se faz necessário, seja ele usado no retrovisor do carro, quando vamos pentear os cabelos, no elevador, etc.
A imagem refletida num espelho plano, chama-se “Enantiomorfa” na medida que se forma à mesma distância do espelho que o objeto, sendo portanto simétrica do objeto em relação ao espelho. ... Assim, nos espelhos planos o objeto é real e a imagem virtual e simétrica.
A imagem é formada atrás do espelho por meio de um cruzamento entre os prolongamentos dos raios incidentes no espelho. ... A distância entre o objeto e o espelho sempre será igual a distância entre a imagem e o espelho, ou seja, são simétricos, e a imagem refletida é invertida com o objeto real.
O espelho plano é feito por uma superfície metálica revestida por uma camada de vidro, que é transparente e protege o metal do ar e da umidade.