– CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – documento de porte obrigatório que habilita o condutor a dirigir, veículos compatíveis com a categoria descrita na habilitação, dentro do prazo de validade. Serve como documento de identificação em todo território nacional.
Esta categoria compreende a habilitação simultânea para carros(categoria B) e motos(categoria A), habilitando-se assim na categoria AB. Ao dar entrada no processo de habilitação, o aluno fará o agendamento para foto, avaliação físico mental e psicológica.
Esse documento pode ser a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente. Por exemplo, a CNH (carteira nacional de habilitação) é emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran).
Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão. Ver também: significado da Data de Expedição.
Data de expedição é a indicação da data em que determinado documento, carta ou objeto foi encaminhado ou entregue ao seu destinatário. ... Normalmente, a data de expedição é indicada em alguns documentos oficiais, como o RG (Registro Geral), o CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros.
Como Saber a Data de Emissão da Carteira de Trabalho? Como a CTPS não tem data de validade, não é necessário também ter no documento a data de emissão, diferente de outros documentos pessoais como o passaporte, por exemplo.
1. Carteira de identidade. No RG, a data em que o documento foi tirado pode ser encontrada na sua parte de trás, no canto superior direito, no campo “Data de Expedição”, ao lado do campo “Registro Geral”. Esta é a localização da data de emissão tanto no modelo antigo do documento quanto no modelo novo.
Passo a Passo
A Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral) é um documento de identificação civil emitido pelos órgãos de segurança dos Estados da Federação e pelo Distrito Federal. ... Na emissão de RG é feita a identificação datiloscópica, ou seja, são coletadas as impressões digitais de cada cidadão.
substantivo feminino Ação de emitir, de produzir, de transmitir, de entregar à circulação; difusão: emissão de luz, emissão de gases poluentes. Publicação ou expedição de um documento: emissão de nota promissória.
Já é possível carregar RG digital no celular em São Paulo; veja como usar. A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou na terça-feira (11) o aplicativo RG Digital SP (iOS, Android) que permite ao usuário acessar o documento pelo smartphone.
Como emitir o RG Digital SP
O aplicativo RG Digital SP está disponível nas lojas digitais de todos os sistemas operacionais, como Android e iOS. Após o download, basta abrir o aplicativo, selecionar a opção “Adicionar RG” e escanear o código QR impresso no verso do documento.
Para saber qual o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação qual a sigla que acompanha o Estado (UF). Se a Carteira de Identidade foi tirada na Polícia Civil (situação mais frequente), então o órgão expedidor será PC – (sigla do estado).
Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, o cidadão precisa ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no Estado de São Paulo, que tenha um QR Code, o que garante que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.
Para a emissão da segunda via da carteira de identidade, são necessários os seguintes documentos:
Nos Postos fixos do Poupatempo, as formas de pagamento da taxa aceitas são cartões de débito de todos os bancos e dinheiro. Nos Postos móveis, aceita-se cartão de débito de qualquer banco e boleto bancário (DARE), fornecido no momento do atendimento e que pode ser pago em qualquer agência bancária.