substantivo feminino Quem realiza alguma coisa seguindo os métodos, regras, normas; quem faz algo seguindo um plano, uma planificação. Em que há método, técnica ou modo de fazer alguma coisa. Etimologia (origem da palavra metódica). Feminino de metódico.
Para Descartes, a dúvida metódica pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta. Além disso, é a partir dela que ele busca a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.
René Descartes estava em busca de uma verdade indubitável, além de qualquer dúvida para alcançar um caminho certo e seguro para a filosofia e ciência modernas. ... Se eu duvido, então eu penso e se eu penso, então eu existo. Penso, logo existo.
Para isso, Descartes criou o método da dúvida. Ao duvidar de tudo o quanto for possível, alcançaria o conhecimento verdadeiro, algo seguro que não pode ser duvidado (indubitável). Inicialmente, o filósofo duvida dos sentidos, pois o sentidos podem ser fontes de engano.
Descartes utiliza-se do mesmo método daqueles céticos que não acredita que o mundo possa ser conhecido. Assim, ele duvida de tudo o que é possível duvidar (do corpo, das pessoas, de Deus, de si mesmo, do mundo, etc.) até que chega um momento em que a dúvida cessa.
O Método Cartesiano, criado por René Descartes no século XVII, consiste no Ceticismo Metodológico, ou seja, questiona-se cada ideia de que se pode suspeitar ou duvidar. De certa forma, pode-se afirmar que Descartes institui a dúvida quando afirmou que 'só se pode dizer que algo existe se puder ser provado'.
Princípio da síntese, estabelecer uma ordem de relação entre nossos pensamentos, solucionando primeiro as questões mais simples e depois as mais complexas. ... Descartes divide matéria de pensamento, para ele o pensamento, ou a substância pensante independe e é separada da matéria.
A) O cogito é o “primeiro princípio da filoso- fia” para Descartes porque é a primeira certeza indubitável, a primeira idéia clara e distinta que atende ao método rigoroso que bem conduz a razão para alcançar uma verdade nas ciências. Eis, então, o cogito, o eu pensante, como a primeira certeza. ...
ele considerou que o cogito era a primeira certeza.. afirmando que: o cogito é o "conhecimento que afirmo ser mais certo e mais patente .. do que todos os que tive até agora"... Isso quer dizer que o ser humano é antes de tudo pensamento...
Descartes