O centro cirúrgico pode ser definido como um conjunto de áreas e instalações destinadas à realização de procedimentos anestésico-cirúrgicos, recuperação anestésica e pós-operatório imediato, para prover a segurança dos procedimentos nesse ambiente realizados, também para segurança e conforto do paciente.
Para controle microbiológico, o centro cirúrgico, é dividido em áreas: • Restritas: Incluem os corredores internos, os lavabos e a sala de operação • Semi-restritas: Sala de guarda de material administrativo, sala de estar, copa e expurgo • Não restritas: circulação livre como vestiários, corredores de entrada e sala ...
4.
O centro cirúrgico necessita de ambientes de apoio como sala para guardar equipamentos, vestiários com banheiro, sala administrativa, sala para guarda de cilindros, laboratório, copa, sala de espera para os acompanhantes com banheiro, sala de estar para os funcionários, área destinada à guarda de cadeiras de rodas e ...
O Centro Cirúrgico é considerado uma das áreas mais complexas do hospital, não somente pela sua especificidade, mas por ser um setor fechado que expõe os profissionais de saúde e o cliente a situações estressantes.
Além de identificar riscos e contribuir para a criação de soluções, o mapa de risco hospitalar permite que os profissionais sejam treinados para respeitar os perigos indicados, aumentando a atenção e cautela ao acessar locais que apresentam risco elevado.
RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Para quem não conhece, a RDC 50 de 2002 é uma resolução da diretoria colegiada da ANVISA e trata do planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Ou seja, os requisitos que a estrutura física de um serviço de saúde precisa atender.
Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) - denominação dada a qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde à população, que demande o acesso de pacientes, em regime de internação ou não, qualquer que seja o seu nível de complexidade.
É uma área recomendável, adjacente à U.T.I., para pessoal da administração médica e de enfermagem. Espaços adicionais para secretarias podem ser alocados para pessoal de desenvolvimento, especialistas clínicos e serviço social, quando aplicável.
Hospital ou Nosocômio é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico, que pode ser de vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário.
Quanto ao porte, a instituição pode ser denominada da seguinte forma: Pequeno: tem capacidade menor ou igual a 50 leitos; Médio: possui de 51 a 150 leitos; Grande: oferece de 151 até 500 leitos; e Porte especial ou extra: dispõe de quantidade superior a 500 leitos.