A morte súbita é definida como um evento fatal inesperado, de origem natural, que ocorre após o aparecimento dos sintomas em uma pessoa aparentemente saudável ou cuja gravidade da doença não é possível prever a morte tão rapidamente. Esta definição é amplamente aceita nos serviços de emergência médica.
A morte súbita é definida pela OMS como a morte inesperada dentro de uma hora do início dos sintomas ou, em casos de morte não testemunhada, quando a vítima foi vista em “boas condições de saúde” nas 24 horas prévias ao evento.
Trata-se de uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas.
A causa da SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente) é a combinação de diversos fatores de risco, como imaturidade do sistema cardíaco e respiratório, capacidade de acordar diminuída, exposição a fatores ambientais de risco, como cigarros (passivo), e da posição de dormir (barriga para baixo ou de lado).
A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumenta até um valor máximo entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade. Acontece geralmente no domicílio, sendo o bebé encontrado sem vida no berço.
A morte súbita do recém-nascido ou Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada, durante o sono, mais comum em crianças entre o segundo e o quarto mês de vida. Não existe previamente nenhum sinal consistente indicando que o bebê está em risco de vida.
Além disso, na cama dos pais, a temperatura do bebê e do ambiente ao seu redor aumenta e essa variação térmica é um dos fatores de risco para a SMSI. Também chamada de morte do berço, por definição, a SMSI é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente.
Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano.
Outras formas de prevenção são o controle da pressão, do diabetes e do colesterol elevado. Ter hábitos de vida mais saudáveis é fundamental: alimentação adequada, atividade física regular e cuidar com o estresse. Junto a isso, é essencial a realização de avaliações clínicas periódicas e seguir as recomendações médicas.
É recomendado que os bebês durmam no quarto dos pais, próximo à cama deles, porém em outra superfície, idealmente até completarem um ano ou, pelo menos, até os seis meses. Evidências comprovam que essa recomendação diminui o risco de morte súbita em 50%.
Para que o sono do recém-nascido seja tranquilo e seguro, pais devem entender qual a melhor posição para o bebê dormir. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que durma de barriga para cima (decúbito dorsal), para evitar a morte súbita.
Confira 6 dicas de como aquecer o bebê no inverno:
O ideal é deixar em uma temperatura mais amena, tipo 23°C ou 24°C”, explica. Ainda durante o sono, a pediatra ressalta a importância de não deixar o ar direto no corpo da criança. “Se a opção for ventilador de teto, o ideal é deixar no exaustor, porque pelo menos circula o ar.
Para dormir bem e confortavelmente, o ambiente não deve estar nem muito quente nem muito frio. A temperatura ambiente ideal para um bom sono é entre 16 e 21 graus. Além disso, o teor de humidade deve ser entre 40% e 60%.
Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36.
Não! A não ser por uma contra-indicação pediátrica, a instalação do ar-condicionado no quarto do seu bebê não tem nenhum problema. Ele, inclusive, é uma alternativa mais saudável ao ventilador, que pode fazer a poeira circular pelo ar, além de não refrescar o ambiente de forma uniforme.
O climatizador de ar também é bastante indicado para o quarto das crianças, como bebês. De acordo com os especialistas, principalmente os bebês recém-nascidos não devem respirar o ar muito frio, porque pode ocorrer um ressecamento das vias aéreas, inclusive gerando sede e fazendo com que ele acorde com mais frequência.
Os bebês arco-íris são crianças que nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente. ... A definição dos bebês arco-íris pretende lembrar a todos, mães, futuras mães, mas na verdade qualquer pessoa, de que depois da tempestade virá a luz.
O modo cool – também conhecido como modo frio – é responsável por ligar a opção resfriar do seu aparelho, atuando na temperatura mínima, ou seja, 16 graus. Ademais, lembre-se de nos dias mais quentes configurar o seu aparelho de ar-condicionado para ele conseguir deixar o cômodo em que você está mais gelado.
16°C