Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico e é considerado um dos elementos mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados.
Na placa-mãe, todos os componentes que formam o computador são unidos e ligados entre si. ... Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.
As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:
Tipos de placas-mãe
O que é hardware? Os hardwares são as peças físicas que compõem um computador, como as placas, o monitor, o teclado, a placa-mãe e o disco rígido.
O hardware de um computador pode ser dividido basicamente em quatro categorias: processador, placa-mãe, memória e dispositivos de entrada e saída.
Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.
O serviço de configurações de hardware e software tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a procedimentos técnicos de instalação de softwares bem como a manutenção do sistema no que se refere aos hardwares e softwares em sua empresa.
Você aprenderá a configurar e a fazer a manutenção de computadores e impressoras, executando tarefas como limpar, reparar, montar e desmontar seus componentes. Posso fazer este curso? Você deve ter concluído ou, pelo menos, ter o ensino fundamental 2 incompleto e ser maior de 16 anos.
UNIDADES FUNCIONAIS DE UM COMPUTADOR
Todos os componentes de um sistema computacional são agrupados em três subsistemas básicos, chamados unidades funcionais: processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada/saída (Fig. 2.
O periférico de entrada mais comum é o teclado, e o de saída é o monitor de vídeo do computador. No caso dos periféricos de entrada, além do teclado existem vários outros meios que permitem a entrada dos dados, alguns deles são: Fita magnética. Caneta óptica....
São periféricos de saída todos os apresentados a seguir, EXCETO:
São placas ou aparelhos que recebem ou enviam informações para o computador. Alguns exemplos de periféricos são: Impressoras, Digitalizadores, leitores de CD – DVD, mouses, teclados, câmeras, etc.
Verificado por especialistas Os periféricos são placas que recebem e enviam informações ao computador. Eles são divididos em: Periféricos de entrada - que enviam informações para computador ex: CD, DVD, PENDRIVE... Periféricos de saída - dispositivo de saída que fica conectados a placa - mãe , EX: MOUSE, IMPRESSORA ...
Periféricos de Entrada: são aqueles onde há somente a entrada de informações no sistema, como uma webcam, um mouse, um scanner, etc. Periféricos de Saída: são aqueles onde há somente a saída da informações do sistema, como um monitor ou uma caixa de som.
A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos.
Em síntese, equipamentos periféricos são os aparelhos que ficam em volta do computador e complementam o seu funcionamento. Os exemplos são, mouse, teclado, fones de ouvido, impressora, leitores de cartões, entre outros equipamentos.
Significado de periférico Relativo à periferia, à linha que limita uma superfície curvilínea. Situado num lugar afastado do centro da cidade: bairro periférico.
Todo equipamento que é conectado ao gabinete do PC (ou torre, como alguns chamam) pode ser considerado um periférico. Teclado, mouse, fones de ouvido, impressoras, monitores, webcams, caixinhas de som e qualquer outro aparelho conectado externamente ao gabinete (ou seja, em sua periferia) é um periférico.
Equipamentos de Informática