Em TI, parametrizar algo significa adaptá-lo para que atenda da melhor forma possível determinada necessidade. Parametrizar é adequar um software, por exemplo, a real necessidade do usuário a fim de que a solução seja a mais completa possível.
Parametrização é uma aproximação matemática para a arquitetura, elaborada por meio de algoritmos. Resumindo, é uma programação do seu raciocínio de projeto.
Se a reta r é paralela a um dos planos coordenados, então ela não pode ser representada por uma equação simétrica. Determinar, caso seja possível, a forma simétrica da equação da reta r que passa pelos pontos dados. (a) A = (1,2,3) e B = (2,3,4).
A equação do plano determinado por 3 pontos não-colineares Note que estes vetores devem ser paralelos ao plano determinado por A , B e C , tal como mostramos na figura abaixo. Sendo assim, o vetor normal N do plano deve ser perpendicular a ambos AB e AC . Podemos, então, tomar N=AB x AC .
Para obter a equação cartesiana do plano atribui valores às coordenadas do ponto ponto A e do vetor normal. Na figura movimenta o ponto genérico (P) do plano e verifica que pertence ao plano.
As condições mínimas necessárias para escrevermos a equação que defina um plano são: ter vetores paralelos (no caso das paramétricas) ou ter vetor perpendicular (no caso da cartesiana) e um ponto. Podemos escrever as equações paramétricas e a equação cartesiana de um plano.
O plano é um conjunto de retas dispostas lado a lado de modo que não haja espaços entre essas retas e que ele também seja infinito, além de não descrever qualquer curva.
Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.
Um plano pode ser unicamente determinado por um destes objetos: três pontos não-colineares (não estão numa mesma reta) uma reta e um ponto fora desta reta. duas retas concorrentes (duas retas que se cruzam num único ponto)
Numa reta e num plano existem infinitos pontos (dentro e fora dele). Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano.
Reposta: Infinitas retas.
Resposta. Podemos traçar apenas uma reta passando por dois pontos distintos;mas se ACONTECER de passar mais q uma reya elas vao ser coincidentes.
Nesse caso, podemos afirmar que é possível traçar infinitas retas a partir de um ponto, pois existem infinitas direções que essa reta pode tomar. Caso existisse dois pontos, teríamos então apenas uma reta, que ligaria esses pontos. Por fim, caso não existisse nenhum ponto, não seria possível traçar uma reta.
Por um ponto podem passar infinitas retas. Por dois pontos podem passar somente uma reta. Na Geometria existem alguns postulados ou axiomas que falam sobre pontos e retas.
Exemplo 2 Quantas retas há no espaço? Demonstre. Solução: Infinitas.
Por três pontos distintos não colineares passam 3 retas.
Resposta. Por três ponto não alinhados são determinados três retas.
Resposta. infinitos planos, pois 3 pontos colineares constituem uma reta, que pode ter infinitos planos passando por ela.
três pontos não alinhados determinam um plano , ou seja, três pontos não colineares são coplanares e é único o plano que passa por eles. Por quatro ou mais pontos coplanares também passa um único plano .
Resposta. Com três pontos distintos e não alinhados formamos um plano, para que com eles seja formada uma reta é preciso que eles estejam alinhados.