Taxas Equivalentes
Como calcular juros ao mês com fórmula ou calculadora Não basta simplesmente dividir 9% por 12, porque, nos juros compostos, os juros incidem sobre o montante acumulado, e não sobre o valor inicial. Na prática, são juros sobre juros. Por isso, é necessário utilizar uma fórmula específica: iM =12(1+iA) -1.
Há a forma americana de elevar à quarta potência a taxa trimestre contra o trimestre anterior, a partir de séries ajustadas sazonalmente; também costumam tomar o nível trimestral, ou seja, o valor do trimestre, e multiplicá-lo por quatro.
Como converter taxa anual para mensal A fórmula é a seguinte: Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim: Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%.
Não basta dividir ou multiplicar por 12 Muita gente acha que, para obter a taxa mensal, basta dividir a taxa anual por 12. Ou que, para obter a taxa anual, basta multiplicar a taxa mensal por 12.
Se você aplicar a uma taxa de 2% ao mês ou a % ao semestre teremos o mesmo montante final que será de R$ 1.
Veja que possuindo o Montante ao final de determinado período podemos obter o Valor Presente basta que haja uma descapitalização por meio da divisão entre o Valor Futuro e o Fator de Capitalização que é a fórmula (1+i/100)^n1/n2, onde: VP = Valor Presente. VF = Valor Futuro.
Capitalização e Descapitalização Quando queremos saber qual o valor de um montante, estamos querendo saber o resultado da capitalização do valor atual. A descapitalização, por outro lado, corresponde a operação inversa, sabemos o valor do montante e queremos saber o valor atual.
Dessa forma, os juros totais de uma operação realizada sob capitalização simples podem ser calculados ao multiplicar o capital inicial pela taxa de juros e o tempo de investimento....Exemplo de capitalização simples
O cálculo de juros do empréstimo pessoal segue a regra de juros compostos, considerando juro sobre juro. Nesse caso, a taxa é sempre calculada em cima do valor inicial (aquele que você pegou emprestado) mais o valor dos juros cobrados no mês anterior.