Para realizar a torra no forno é necessário utilizar uma assadeira alta com pequenos furos em sua base — eles devem ser pequenos o suficiente para que os grãos não passem pela assadeira, mas ao mesmo tempo grandes o suficiente permitir a passagem do ar quente.
O momento certo para se fazer a colheita do café é aquele em que os seus frutos estão maduros, ou seja, encontram-se no estágio cereja, o que, em geral, ocorre sete meses após a floração.
Pegue um punhado do café entre o seu polegar e o indicador, então separe os dedos e examine o pó. Se o pó não grudar e cair em pedaços separados, é preciso moer um pouco mais. Caso seja um pó que deixe um resíduo nas pontas dos dedos, é sinal de que está muito fino e pode não produzir um bom café.
Agora que você já conhece as classificações e sabe como diferenciar, conheça algumas das melhores marcas de café especial para se deliciar.
TIPOS DE MOAGEM Média: usada para o café espresso. Como o espresso é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja mais grossa para que o café saia com a concentração apropriada. Grossa: utilizada nas cafeteiras Italiana (Moka) e Francesa (French Press).
O tempo ideal para a extração do espresso é de vinte e cinco segundos, com uma tolerância de 3 segundos para cima ou para baixo. Cheque pelo menos duas vezes ao dia o tempo que seu café está levando para ser extraído. Se o café estiver saindo em menos de vinte e dois segundos ele ficará fraco e sem creme.
Moagem do café: média a média-fina. Modo de preparo: Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida.
Média grossa: Lembra areia ou açúcar cristal. É utilizada nas cafeteiras italianas (moka). Este método de moagem permite a extração de um café saboroso e encorpado. Os grãos de café moídos são colocados no filtro do café, onde a água sobe e absorve todos os aromas e sabores principais de um determinado tipo de café.
Também conhecido como Cafeteira Italiana, este método é uma réplica das máquinas de espresso. O ideal é usar o pó com uma granulação média, resultando num café mais encorpado no sabor e com mais cafeína. Um pó com a moagem mais fina iria impedir a passagem da água.
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, extrai o café sob pressão do vapor de água. ... O café passa por eles devido à pressão que a água exerce quando aquecida. O nicho de cima também tem uma placa de metal com furinhos para que o pó de café não suba com a água em direção à superfície.
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti....Erros Frequentes e Pontos de Atenção
Como preparar o moka perfeito:
Resumo do infográfico
Modo de preparo Coloque água quente na cafeteira, sem ferver, até a metade, para fazer a pré infusão, e aguarde 30 segundos; Após a pré infusão, complete com água restante, e aguarde por 3 minutos; Encaixe o pistão e comprima para baixo; A pressão sobre o pistão deve ser lenta, suave e constante.
Para os fãs daquela espuma densa e docinha de leite, a Cremeira (ou prensa francesa) é outra boa opção. Basta colocar o leite em seu interior e começar a “bater” (puxar o pistão para cima e para baixo em movimentos rápidos) por até um minuto ou até chegar ao resultado esperado.
Passo a passo
Vem ver como funciona: