A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
729
A regra da potenciação é: Se um número negativo estiver elevado a um número par, então o resultado é positivo. Se um número negativo estiver elevado a um número ímpar, então o resultado é negativo. Essa regra é válida porque sabemos que na multiplicação menos com menos dá mais e menos com mais dá menos.
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1.
Uma potência de base 1 é sempre igual a 1. Sempre que o expoente for zero, o resultado será 1, independente da base. Sempre que o expoente for 1, o resultado será o mesmo valor da base. Na multiplicação de potências de mesma base, mantém a base e soma os expoentes.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1. Sempre que uma potência tiver base igual a 10 seu resultado será igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes.
Um número elevado a menos um é igual ao seu inverso. Para calcular potências temos de ter de conhecer as suas propriedades: Qualquer número elevado a zero, o seu resultado é um. Na multiplicação de potências com a mesma base mantém-se a base e somam-se os expoentes.
0^0 é uma indeterminação e, como toda indeterminação, não é um resultado em particular. É fundamental que a base a seja diferente de zero para que não se anule o denominador (não se define divisão por zero). Portanto, todo número (diferente de zero) elevado a zero é um.
Quando a base é 0 o resultado é sempre 0, indiferente do expoente. A operação de potenciação com expoente natural pode ser interpretada como uma multiplicação com fatores iguais. Seja um número real a e um número natural n, tal que n diferente de 0, a potência é a multiplicação de a por si mesmo n vezes.
a³= 512. Ou seja, vc deverá multiplicar o a por ele mesmo 3 vezes, isso resultará em 512. Nesse caso será o 8, que é a resposta do problema.
Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo.
I. Base positiva e expoente par >>> Potência positiva.