A alça de Henle tem um papel fundamental para o mecanismo de contracorrente, porque boa parte da sua porção ascendente é muito permeável aos solutos, permitindo assim uma intensa reabsorção de solutos para o interstício medular.
A autoregulação renal do FSR e TFG é dada pelo mecanismo intrínseco miogênico do músculo liso arteriolar (Aferente e Eferente).
Regulação da Filtração Glomerular glomerular são os determinantes da FG mais susceptíveis de controle fisiológico - sistema nervoso simpático(SNS), hormônios e autacóides (substâncias vasoativas libertadas pelo rim) e outros mecanismos de feedback intrarrenal.
Os vasos retos agem como um permutador de contracorrente. Eles são permeáveis a água e aos solutos através da sua extensão. No ramo descendente dos vasos retos, a água é retirada por osmose do plasma para o fluido peritubular hiperosmótico, e os solutos difundem-se do fluído peritubular para dentro dos vasos retos.
Quando os rins controlam a osmolaridade extracelular, automaticamente regulam a osmolaridade intracelular, já que as duas estão em equilíbrio. CONTROLE DO VOLUME O controle de volume pelos rins é feito pela excreção regulada de cloreto de sódio, o composto osmótico mais abundante dos líquidos extracelulares.
• TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL A reabsorção que ocorre nessa localidade do néfron é tida como isosmótica, uma vez que os solutos e os solventes estão sendo reabsorvidos em uma mesma proporção, não gerando alterações de osmolaridade significativas no líquido tubular, assim como no sangue.
O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.
A reabsorção isotônica do sódio e da água ao longo do túbulo proximal aumenta a concentração do cloro e do cálcio no lúmen tubular, o que facilita a reabsorção secundária de natureza passiva destes íons. Aproximadamente 60% do cálcio filtrado é reabsorvido no túbulo proximal.
A reabsorção de água aumenta a concentração dos solutos no liquido remanescente no lúmen tubular; portanto, a reabsorção de água modifica o gradiente químico responsável pelo transporte passivo de determinados solutos através do epitélio, como no caso da ureia.
O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção. Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. ... Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue.
Diferentes partes do néfron participam dos processos de reabsorção e secreção dessas substâncias. A composição do fluido tubular varia a medida que este passa pelos setores tubulares: túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor.
O túbulo renal é a porção do néfron que contém o filtrado glomerular, formado através do glomérulo. Após passar através do túbulo renal, o filtrado continua através do sistema de ductos coletores, que não é uma parte do néfron.
O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais. Essas substâncias úteis que retornam ao sangue são retiradas do filtro pelas células dos túbulos renais.
11 sinais e sintomas de problemas nos rins
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo: