O toque retal é realizado pelo médico urologista ou proctologista, durante a consulta médica no próprio consultório. A duração do exame é de aproximadamente 1 minuto e o paciente não sente dor. Este exame avalia o tamanho da próstata ou se parece mais dura do que deveria.
Conheça os principais cuidados antes de fazer o exame de próstata:
Saiba quais são os 6 exames que avaliam a Próstata
Se o teste indicar que a doença está se tornando mais agressiva, o médico pode solicitar outros exames, como ressonância, ou partir para um tratamento. O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.
O diagnóstico confirmatório de câncer de próstata é feito através da biópsia da próstata, indicada após avaliação clínica com toque retal, alteração nos exames laboratoriais (PSA Total e Livre) e na ultrassonografia com presença de nódulos e aumento do volume prostático.
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
PSA Total - R$16,20 à vista - Labi Exames.
A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).
Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.
O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também. O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna.
Jejum de pelo menos quatro horas. Não ejacular por 48 horas antes da coleta. Não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação. Não fazer sexo anal antes do exame.
O jejum sexual evita um resultado falso de câncer. É que a ejaculação eleva a taxa do PSA (Antígeno Prostático Específico), fenômeno que também ocorre quando há células cancerígenas na próstata.
ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO TOTAL E LIVRE -PSA Este exame não necessita de jejum. Não é necessário agendamento para este exame.
E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.