O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças. Ele vai além e leva em consideração o psicológico do paciente, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de instrução, entre outros.
Quanto às causalidades do processo de adoecimento: Multicausalidade é o processo pelo qual as inúmeras presenças (Fatores, Agentes ou Determinantes), tendo acesso ao homem, interagem e podem provocar determinados agravos.
Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de reciprocidade entre ambas; entre a normalidade e a patologia, na qual os mesmos fatores que permitem ao homem viver (alimento, água, ar, clima, habitação, ...
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.
Por isso, os determinantes sociais não podem ser avaliados somente pelas doenças geradas, pois vão além, influenciando todas as dimensões do processo de saúde das populações, tanto do ponto de vista do indivíduo, quanto da coletividade na qual ele se insere.
Para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, os determinantes sociais são: os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
1) Os determinantes sociais impactam na saúde bucal das pessoas, por conta da desigualdade social fazer com que muitas pessoas não possuam condições de cuidar da própria saúde . 2) As condições de saúde bucal impactam nas vidas das pessoas, de forma que trazem melhorias para a qualidade de vida e auto estima .
São as desigualdades sociais as mais determinantes no processo saúde-doença, principalmente na produção das iniquidades em saúde, que é o principal foco de estudo em se tratando dos Determinantes Sociais em Saúde (DSS).
Os determinantes sociais da saúde são as circunstâncias em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde. Essas circunstâncias são o resultado da distribuição de dinheiro, poder e recursos nos níveis global, nacional e local, que por sua vez dependem das políticas adotadas.
A alternativa correta é a letra E. A letra A apresenta incoerências pois os Determinantes não estão somente ligados ao setor de saúde, englobam também setores diversos como sociais, educacionais e até mesmo conceitos dos setores culturais.
“Sem investimento em políticas públicas, o Estado brasileiro empobrecerá junto com a população e não terá condições de mitigar as causas que levarão pessoas a desenvolver mais doenças e a morrer mais precocemente”.
Os cuidados integrais com a saúde implicam ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco e, depois de instalada a doença, o tratamento adequado dos doentes. Esses três tipos de ação têm áreas de superposição, como seria de esperar.
A promoção da saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover uma gestão compartilhada entre usuários, trabalhadores do setor sanitário, de outros setores e movimentos sociais.
As medidas de promoção, prevenção e proteção à saúde consiste na tomada de medidas de prevenção dos acidentes pré-pós-exposição. As medidas de precaução-padrão (MPP) são consideradas um conjunto de medidas adotadas como forma eficaz de redução de riscos e danos aos profissionais de saúde expostos (SILVA ET.AL, 2012).
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.