Como tratar a madeira de Eucalipto e Pinus
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
30 dias
Uma mistura de cola de madeira e serragem seria uma solução rápida para fazer reparos imperceptíveis em artigos de mobília já montados. Epóxi é o material mais indicado para se lidar com aberturas maiores, em especial em objetos e estruturas que fiquem em lugares abertos.
Por isso, quando a sua tábua estiver com aparência desgastada, passe óleo mineral com pano que não solte fiapos ou com luvas descartáveis em direção às veias da madeira. O mais recomendado é fazer essa hidratação uma vez ao mês, o que evita também rachaduras na tábua de corte. Retire o excesso com papel toalha.
Pegue ½ colher (chá) de cera de abelha para 1 xícara de óleo (240mL), aqueça os dois em banho maria ou no micro-ondas, só até a cera derreter, e misture bem. Espere esfriar e despeje a mistura na tábua espalhando com papel toalha, até todos os lados da tábua ficarem completamente banhados pela mistura.
O ideal é aplicar óleo mineral, que não é tóxico, preenche os poros nas superfícies de madeira ao mesmo tempo que impermeabiliza a mesma. Instruções: 1 – Com esponja ou o pincel limpe bem a tábua para retirar as impurezas. 2 – Passe o pano limpo para a limpeza final.
E o passo a passo também é bem fácil! É só derramar uma quantidade considerável de óleo na madeira, espalhar por toda a tábua - sem se esquecer de passar nos dois lados -, tirar o excesso com um papel toalha seco e deixá-la descansando por um dia inteiro antes de começar a usá-la.
Na hora de trabalhar com estruturas de madeira é importante saber qual é o ambiente e o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade e tenham solvente como base, eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito.
Inicie a aplicação do impermeabilizante com a utilização de pincel, rolo, trincha ou pistola convencional; Aplique três demãos, respeitando os intervalos de secagem indicados pelos fabricantes e aguarde a secagem por completo.
O stain é um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra umidade, cupins e fungos. É a solução preferida de arquitetos para janelas, portas e móveis de madeira que ficam expostas à chuva e sol.
É possível amenizar a situação. Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade.
Para proteger a porta de madeira do sol e chuva e garantir que ela continue sempre bem conservada, é possível utilizar o óleo de peroba ou o óleo de linhaça. Esses óleos deixam a madeira mais brilhante e ainda previnem o ressecamento. Reaplique a cada dois meses.
Para conservar a porta como se fosse nova, deve-se limpar a poeira com um espanador ou um pano suave, passando pela porta inteira (atente-se especialmente aos acabamentos como ranhuras e relevos). Deve-se limpar também as partes superiores e das laterais do marco da porta.
A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa. Essa película vai ser criada pelo verniz.
Aprenda como preservar madeira para resistir ao tempo