Como declarar consrcio no Imposto de Renda 2020? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quando o consórcio for contemplado, seja por lance ou por sorteio, você deverá "dar baixa" na ficha do consórcio e abrir uma nova ficha para declarar o bem adquirido no Imposto de Renda. Se a contemplação ocorreu em 2020, abra a ficha de "Bens e direitos" onde estava declarado o consórcio.
Como declarar consórcio Porto Seguro?
Na ficha de“Bens e Direitos” utilize o Código 95. Caso você tenha entrado no grupo de consórcio no ano passado (2019), deve-se deixar o campo “Situação em 31/12/2018” em branco e preencher apenas o campo “Situação em 31/12/2019” com a soma das parcelas pagas até essa data.
Como declarar consórcio de veículo no Imposto de Renda 2021?
Como declarar consórcios contemplados O contribuinte opta pela aba de Bens e Direitos, e caso tenha sido contemplado e utilizou o valor para adquirir algum bem, deve declarar como o próprio bem adquirido. Se adquirir um carro, por exemplo, deve utilizar o código “21 - Veículo automotor” e assim por diante.
Onde declarar a contribuição previdenciária oficial?
Por exemplo: quem era funcionário de uma empresa com carteira assinada em 2020 deve preencher as contribuições para o INSS na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”, no campo “Contribuição Previdenciária Oficial”.
Como declarar conta livre movimentação?
Cada um deve informar o valor que lhe pertence Conta corrente ou poupança com saldo superior a R$ 140,00 em 31/12/2020 deve ser declarada na ficha de "Bens e Direitos". Abaixo desse valor não há obrigação de informar a conta.