Podemos determinar, matematicamente, o índice de refração absoluto de um meio (n) através do quociente entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz no meio considerado (v) da seguinte maneira: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Um índice de refração igual a 1 indica que, no meio em que se propaga, a luz viaja com a mesma velocidade que viajaria propagando-se pelo vácuo. Um índice de refração igual a 2, por exemplo, indica que, no vácuo, a luz se propagaria com velocidade duas vezes maior do que no meio cujo índice de refração é igual a 2.
A LENTE. O mais importante aqui é o índice de refração: ele quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco. Quanto maior a taxa, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão e, em geral, maior o preço.
O °Brix estará marcado entre a área azul e branca indicada no visor (figura 7). Para converter em OG é possível fazer uma aproximação, onde ° Brix equivale a ¼ dos dois últimos números da densidade. Por exemplo, se a leitura do refratômetro for 13° Brix, basta mutiplicar por quatro (OG= 1.
O ATR da cana - Açúcar Total Recuperável - representa a qualidade da cana, a capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool através dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva. ... O cálculo do ATR é atrelado ao preço dos produtos finais da produção de cana, que são o açúcar e o álcool.
ATR = ATRUS (prov.) + ATR fornecedor – ATR qus
Os principais fatores relacionados à qualidade da cana-de-açúcar são POL (sacarose aparente), pureza, ATR (açúcares redutores totais) na cana, teor de açúcares redutores, percentagem de fibra e tempo de queima e corte. ... Quanto maior a pureza da cana, melhor a qualidade da matéria-prima para se recuperar açúcar.
etanol