Portanto, quando surgem aqueles estados prévios de grande tensão muscular e agitação sem uma razão aparente, significa que é um enjoo por ansiedade. A melhor maneira de prevenir esse tipo de desconforto, ou de gerenciá-lo caso ocorra, é controlando a respiração. É muito conveniente usar a respiração diafragmática.
A síndrome da ansiedade generalizada está classificada no CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) em F41. 1 e é caracterizado como “Outros transtornos ansiosos”.
Confira dicas no estilo caseiro de remédio para enjoo
Além do sono, alimentação regrada, atividade física com acompanhamento profissional, vida social e realizar projetos pessoais que tragam prazer são outras maneiras de acalmar o estômago quando o stress o ataca. Escolha um hobby para você e encontre realização em pequenas vitórias do dia a dia.
Nesse caso, a pessoa que sofre desse problema deve procurar a ajuda de um psicólogo, para fazer terapia, ou um psiquiatra caso haja a necessidade de medicamentos. Porém, há outras formas de tratar a ansiedade como, praticar ioga, fazer exercícios físicos, tratamentos com acumpunturistas, etc.
Ansiedade e estresse podem provocar constipação e até úlcera gástrica. Você já teve prisão de ventre ou diarreia quando estava estressado ou nervoso? Isso acontece porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações.
Dores estomacais fortes, em forma de pontadas No caso da gastrite nervosa, essa dor vem na forma de fortes pontadas no estômago, causadas pela ação do ácido na parede do estômago. Se você sentir essas dores logo após uma experiência estressante, há chances bem altas de que sejam causadas por gastrite nervosa.
Sintomas: como identificar a “gastrite nervosa”?
Gastrite pode acometer toda a mucosa estomacal, ou parte dela. Pode provocar inflamação intensa, sem destruir o revestimento do estômago, ou resultar numa inflamação leve, mas acompanhada de lesão na parede do órgão e perda da mucosa estomacal.