A capoeira é uma prática que remonta ao Brasil colonial, associada aos escravos africanos e, portanto, ao modelo escravocrata. Tudo leva a crer que ela não era uma prática originaria da África, mas que foi criada pelos escravos africanos no Brasil, possivelmente uma recriação de diversos rituais e danças guerreiras.
Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
Durante muito tempo, a capoeira foi perseguida. Em ruas e praças, chegou a ser considerada crime no primeiro Código Penal da República, em 1890. Aproximadamente 40 anos depois, foi descriminalizada e teve início seu processo de institucionalização rumo às escolas e universidades.
Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba (Salvador, 23 de novembro de 1899 – Goiânia, 5 de fevereiro de 1974), foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.
Grandes mestres da capoeira
Quanto aos toques são seis: Angola, São Bento Pequeno, São Bento Grande de Angola, Iúna, São Bento Grande da Regional e Banguela. O uniforme e a bateria do Muzenza refletem bem essa união entre o tradicional e o contemporâneo.
quem mais se destacou na época, hoje Mestre do Grupo Raça. A Associação de Capoeira Cordão de Ouro foi fundada pelo Mestre Suassuna na década de 60, mais exatamente em 1º de Setembro de 1967, juntamente com Mestre Brasília, numa época de grandes festivais da música popular brasileira.
Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.