A Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico. A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal.
Na Gália, os francos tiveram de conter, por séculos, a pressão dos vizinhos alamanos, tribo germânica que se concentrava na atual Alsácia-Lorena, Baden-Württemberg e Suíça. A terra dos alamanos passou a se chamar "Allemagne", dando origem, por exemplo, ao português (Alemanha) e espanhol ("Alemania").
A indústria é a principal sustentação da economia no país. Responsável por cerca de 30% do faturamento do PIB e empregando 25% da população, as áreas que são mais fortes são a automobilística, máquinas e equipamentos, a indústria química e eletrônica.
O Brasil exportou US$ 4,7 Bilhões para Alemanha em 2019. As exportações para o país alemão começaram 2020 à todo o vapor, o produto mais exportado até o momento é o minérios de cobre e seus concentrados.
A parte oeste da Alemanha é a mais desenvolvida em termos econômicos.
Hamburgo
Ajude a inserir referências. A Alemanha é uma democracia constitucional federal, cujo sistema político foi criado com a constituição de 1949, chamada Grundgesetz (Lei Básica). Tem um sistema parlamentar em que o chefe de governo, o Bundeskanzler (Chanceler), é eleito pelo parlamento.
Os estados mais ricos da Alemanha