Os tipos de amostragem podem ser caracterizados em dois métodos distintos:
A amostragem por cotas é um método de amostragem não probabilístico, no qual os pesquisadores podem formar uma amostra de indivíduos que representam uma população e são escolhidos de acordo com suas características ou qualidades.
São técnicas probabilísticas:
Quais são as duas condições mínimas para que uma amostra possa ser considerada representativa da população? ... São pesadas todas as folhas caídas desta espécie, coletados em conglomerados amostrais com 1 m2 cada um distribuídos aleatoriamente de forma a cobrir 1% da área da floresta.
O critério para definir o perfil da amostra pode ser baseado em características demográficas como idade, sexo e classe social, assim como em características atitudinais de comportamento de consumo, por exemplo.
A amostra dos dados deve ser representativa da população dos dados, ou seja, a amostra deve ter características similares às da população de onde foi retirada. ... A população se refere ao conjunto de todos os dados que podem ser coletados sobre algum fenômeno de interesse e sobre o qual se deseja estabelecer conclusões.
O grande problema da estatística amostral, entretanto, está na escolha dos elementos que deverão fazer parte da amostra. Assim, a qualidade da amostragem pode ser considerada boa ou ruim, conforme a sua possibilidade de definir a probabilidade de um elemento qualquer da população participar ou não da amostra.
De forma geral, para que as análises estatísticas sejam válidas, as amostras devem representar a população, ou seja, a menos que discrepâncias ocorram devido ao acaso, as amostras devem reproduzir as mesmas características da população considerando a variável estudada.
A importância da coleta de amostras A coleta de amostras vai ser a única prova que o estabelecimento terá para comprovar sua inocência e que se seus procedimentos de Boas Práticas e Controle de Qualidade realmente estão assegurando a qualidade dos alimentos servidos.
I - determinar a técnica de amostragem conforme sua indicação e disponibilidade de identificação da população. II - deve-se de preferência adotar técnicas probabilísticas que tornam a amostra mais representativa. III - evitar técnicas aleatórias que aumentam a probabilidade de erros.
O processo de amostragem consiste na retirada de quantidades moduladas de material (incrementos) de um todo que se deseja amostrar, para a composição da amostra primária ou global, de tal forma que esta seja representativa do todo amostrado.
O processo de amostragem é habitualmente constituído pelas seguintes fases: