rizoma
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Zingiber officinale, o gengibre pertence à família das Zingiberaceae, que é uma planta perene que pode atingir mais de 1 m de altura. Suas folhas verde escuras nascem de um caule duro, grosso e subterrâneo, conhecido como rizoma, que é a parte mais usada para o consumo.
Na realidade, o gengibre não é uma raíz. É um rizoma.
O gengibre é uma planta de origem asiática. Seu caule subterrâneo, de sabor picante e forte, é utilizado desde a Antiguidade como especiaria na culinária e no preparo de medicamentos. A flor do gengibre (Zingiber officinale). ... Foram os portugueses que trouxeram o gengibre ao Brasil.
O chá deve ser preparado da seguinte forma:
Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia. Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente.
Colocar em uma panela a água e o gengibre e deixar ferver por, aproximadamente, 10 minutos. Apagar o fogo, acrescentar o suco de limão e deixar amornar. Coar, adoçar com o mel e beber várias vezes ao dia.
Coloque a assadeira em um local seco e arejado na cozinha onde não seja perturbada. Cubra com papel encerado para proteger contra insetos e outras partículas de comida. Vire o gengibre ralado uma vez por dia com as pinças, e substitua o papel encerado diariamente até a raiz secar.
Corte o gengibre (com casca) em pedaços. Cubra-os agora no papel toalha (melhor ainda se embalar individualmente) e coloque-os no saco plástico para congelamento. Deixe no congelador/geleira.
O primeiro passo será fatiar as raízes em uma bandolina ou algum ralo ,isso irá ajudar e muito no processo de secagem ,mas quem não tiver uma bandolina pode realizar os cortes manualmente ,mas eles precisam ser uniformes . O modo como cortamos as raízes faz toda a diferença.
Você pode secar no forno, o que leva muito menos tempo (2 a 3 horas) ou pode usar um desidratador ou o sol (os quais levarão mais de 8 a 10 horas). Com a secagem no forno, você corre o risco de queimar a cúrcuma e destruir compostos importantes nela.
Como usar o açafrão fresco ou in natura? O açafrão-da-terra fresco é semelhante a um gengibre e seu uso pode ser feito ralando-o diretamente nos alimentos ou cortando em pedaços que podem ser cozidos juntos e depois retirados do alimento.
Na verdade, a cúrcuma fresca é fácil de guardar e tem boa durabilidade. Você pode deixá-la na geladeira por algumas semanas ou no congelador por até seis meses. Você também pode desidratar a raiz fresca para fazer cúrcuma em pó em casa.
Como incluir na alimentação Com tantos benefícios, a vontade é inserir esse tempero em toda refeição. Pois saiba que você pode usar tanto o açafrão em pó quanto rodelas da raiz em diferentes preparações: sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos.
Porém, a melhor maneira de ingerir o açafrão é cru, ou seja, sem passar por processos quentes de cozimento, sempre misturado a óleos e gorduras, já que o pó é lipossolúvel, se dissolvendo apenas em lipídios.
O açafrão não colhido no primeiro ano rebrota no início das chuvas e vegeta por mais um ciclo. No segundo ano, apresentará rizomas de maior tamanho e qualidade e maior produtividade. Essa é a chamada cúrcuma de dois anos. A colheita geralmente é manual, utili- zando-se enxada ou enxadão para a retirada dos rizomas.
É entre junho e setembro, período da colheita, que Mara Rosa entra em ebulição. A atividade das caldeiras que cozinham as raízes é constante e a estimativa é que mais de 300 famílias vivam do açafrão no município.
Lembre-se de que o açafrão está pronto para a colheita quando as folhas e o caule começarem a ficar marrons e secos, cerca de sete a 10 meses após o plantio.
No começo do ano, entre fevereiro e março, desabrocham as lindas flores brancas que duram vários dias. Pouco depois, quando abril já vem anunciando um vento frio, as folhas começam a perder a graça e o viço, para ficarem amareladas entre maio e junho. É hora de pegar na enxada.
Quando puxar o gengibre, você verá que ele estará bem firme no solo. Se ele estiver molenga ou macio, é possível que tenha encharcado pelo excesso de água no solo.
A produtividade da cultura da cúrcuma é influenciada significativamente pela época e densidade de plantio, sendo maximizada no plantio em 20 de novembro e espaçamento de 0,30m entre plantas na linha de plantio e 0,80m entrelinhas.
O açafrão, uma especiaria derivada dos estigmas secos do açafrão croco (Crocus sativus), manteve-se através da história entre as substâncias mais caras do mundo. ... O açafrão é um clone geneticamente monomórfico originário do Sudoeste da Ásia e cultivado pela primeira vez na Grécia.
O "verdadeiro" açafrão, tratado como iguaria, é outro, extraído do pistilo da flor da espécie Crocus sativus. Seus fios se parecem com linhas de costura da cor vermelha, cabem na palma da mão e exalam um cheiro parecido com o de tabaco frutado.
→ Cúrcuma e açafrão verdadeiro O açafrão verdadeiro possui nome científico Crocus sativus e pertence à família Iridaceae. A cúrcuma, como já salientado, é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.
Efeitos colaterais – Pode causar problemas digestivos (entre eles: refluxo, inchaço, flatulência, …) O consumo deve ser moderado. Se consumir açafrão excessivamente, então sofrerá as consequências dessa opção arriscada, pois há vários perigos que estão associados ao excesso de curcumina.