O pressuposto geral é de que níveis entre 0,7 e 1,0 mEq/L são apropriados para o tratamento de manutenção, enquanto níveis acima de 1,5 mEq/L são algumas vezes necessários para o tratamento da mania aguda.
Após 5 dias em uso da dose pretendida deve-se fazer a litemia, a qual deve ser feita 12h após a última tomada do Lítio. A partir disso o médico irá avaliar se o nível terapêutico foi atingido.As dosagens podem ser mensais no início do tratamento e serem gradualmente espaçadas com a estabilização do quadro.
Em geral, o sangue é colhido 12 a 18 horas após a última dose. Informe ao colhedor a hora da última dose, para que a avaliação dos resultados seja correta. Esse exame mede a quantidade de lítio no sangue, para verificar se ela está dentro da faixa terapêutica.
Os efeitos colaterais do Lítio
A presença do lítio no organismo facilita a secreção de alguns hormônios como serotonina, endorfina e oxitocina. Esses três hormônios quando liberados de maneira exacerbada e/ou então ligeiramente aumentada são capazes de produzir sensação de alegria, conforto e principalmente bem-estar.