A topografia corneana deve ser feita em uma clínica médica oftalmológica, que possa oferecer equipamentos e profissionais qualificados para a realização do exame. O preço do exame, geralmente, é a partir de R$ 200,00 — mas pode variar, dependendo do local.
Em condições muito avançadas e de cegueira, a única solução possível é o transplante de córnea. O ceratocone é uma doença que pode deixar você cego. Porém, isso só acontece em casos avançados e sem acompanhamento médico, de modo que realizar o tratamento é fundamental para manter a qualidade de vida.
A causa do ceratocone “Ela é responsável pela refração, que é a mudança de direção da luz quando entra no olho. A partir daí, o raio de luz passa por outras estruturas do globo ocular até chegar na retina”, completa a oftalmologista.
Como é o tratamento do ceratocone?
O ceratocone é uma enfermidade que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão. Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.
As melhores opções de lente contato para ceratocone são:
A implementação do anel de ferrara , ou anel intra corneano, é um dos procedimentos mais realizados para auxiliar na correção ocular dos pacientes com ceratocone. Este anel é um dispositivo médico que será implementado no estroma corneano, para que auxiliar a regularização da deformação da córnea.
É indicada principalmente em casos iniciais de ceratocone, em pacientes jovens (adolescentes), casos em que a doença está em progressão, pacientes que já foram submetidos a cirurgia refrativa.
O crosslinking corresponde ao processo de fortalecimento de uma estrutura pela indução de ligações covalentes entre as moléculas de um mesmo material ou órgão. No crosslinking da córnea, haverá um fortalecimento das fibras de colágeno (que representam as pontes de sustentação da córnea).
Geralmente, o ceratocone não inviabiliza as atividades físicas. Recomento a avaliação de um oftalmologista especialista em córnea.
O que é o Crosslinking Corneano? O Crosslinking Corneano é um procedimento cirúrgico, em que é depositada uma solução contendo riboflavina (vitamina B2) na córnea do paciente com ceratocone, juntamente com a aplicação de um espectro de radiação ultravioleta (UVA) por cerca de 30 minutos.
Crosslinking
A empresa iVeena anunciou no último mês bons resultados no estudo clínico que recentemente completou a fase 1/2a. O estudo duplo cego randomizado em questão é um trial que avalia o colírio IVMED-80 no tratamento do Ceratocone.
Cirurgias refrativas normalmente são realizadas na córnea (como PRK e Lasik) e são contraindicadas em pessoas com ceratocone pois esses pacientes apresentam a córnea mais fina, com o laser diminuiria mais a espessura corneana podem agravar o ceratocone.
Ou seja, no caso específico de concursos da Polícia Federal, portadores de ceratocone serão considerados incapazes para cargos policiais. ... Embora seja desejável uma excelente capacidade visual do policial federal, há muitos casos de portadores de ceratocone com visão perfeita, com uso de lentes de contato.