O trabalho da força elétrica é igual a zero.
A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules, que pode ser calculada multiplicando-se o módulo da carga de prova, medida em coulombs, pelo potencial elétrico, em volts.
Uma força é dita conservativa quando o trabalho que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
Como a força F realiza trabalho contra a força peso, o corpo armazena energia, chamada de energia potencial gravitacional. Uma das características das forças conservativas é que o trabalho realizado por elas não depende da trajetória seguida pelo corpo. ... Então, a força peso é uma força conservativa.
Trabalho Motor – Quando a força elétrica F desloca a carga de prova q no sentido da própria força. Trabalho Resistente – Quando é realizado um trabalho contra as forças do campo elétrico, ou seja, quando a força é contrária ao sentido do deslocamento do campo.
Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas. ... Caso não haja interação com a carga, podemos dizer que o campo não existe naquele local. Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Cargas negativas geram campos de aproximação (ou seja, o vetor campo elétrico sempre aponta para a carga geradora). ... Cargas positivas geram campos de afastamento (ou seja, o vetor campo elétrico aponta para o sentido contrário ao do centro da carga geradora).
O vetor campo elétrico resultante no ponto P, em razão de várias cargas é a soma vetorial dos campos , , , onde cada vetor parcial é determinado como se a carga respectiva estivesse sozinha.
No estudo do campo elétrico vimos que uma carga elétrica puntiforme (Q) gera no espaço à sua volta um campo elétrico. Portanto, definimos que o campo elétrico resultante da ação de várias cargas é a soma vetorial dos campos que cada um produziria isoladamente. ... Não pare agora...
O campo elétrico, por sua vez, terá a mesma direção e mesmo sentido da força elétrica que atua na carga positiva, com isso o campo elétrico gerado pelo corpo M possui a direção horizontal e sentido para a direita. ... Assim, a direção do campo elétrico é o que define a direção da força elétrica que surge entre duas cargas.
O próximo passo é substituir os valores na fórmula e calcular a força elétrica. Chegamos a conclusão que a intensidade da força elétrica que age sobre as cargas é de 54 N....Para que é usada a fórmula da força elétrica e como calcular?
A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas.