Portanto, a didática do ensino superior traz práticas e desafios, onde se faz necessário o desenvolvimento de ambientes de ensino- aprendizagem com condições para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, levando-os a aprender de forma crítica e reflexiva.
Com isso a didática ganha importância na formação pedagógica, pois sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino-aprendizagem, com o uso de distintas metodologias que decorre do processo de ensino.
A Didática, como disciplina pedagógica certamente contribuirá para a formação docente ao superar a transmissão de conteúdos de forma mecânica, trabalhando seu objeto, o ensino em sua relação com a aprendizagem, considerando sua contextualização e multidimensionalidade, preparando assim o professor para uma atuação ...
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX. ... É propiciar no planejamento educacional e no planejamento didático, a possibilidade de ensinar educando e não só educar ensinando.
Pesquisas Educacionais. A história da Didática no Brasil revela que sua trajetória procurou atender às necessidades educacionais de cada época e contexto social. ... O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar".