O objetivo do gerenciamento de mudanças é garantir que os métodos e procedimentos padronizados mais adequados serão usados para o manuseio eficiente e imediato de todas as alterações. O objetivo é controlar a infraestrutura de TI, a fim de minimizar o impacto de eventuais incidentes.
As principais etapas de gestão de mudanças
Vejam, agora, como fazer gestão de mudanças organizacionais na prática!
Com Gestão de Mudanças, as pessoas adotam as transformações de maneira mais eficiente, permanecem engajadas com a organização, entendem por que as mudanças estão acontecendo e têm tempo e ferramentas para se sentirem bem e apoiadas. O sucesso das nossas iniciativas depende de cada pessoa adotar a mudança!
Um dos desafios mais comuns na implantação de mudanças em TI é a imprecisão em detalhes. Por isso, é necessário avaliar todo o contexto para produzir um planejamento que atenda as práticas existentes e evite falhas nos processos de mudança. É importante verificar a infra-estrutura com a qual a empresa conta hoje.
Todos os dias, novas iniciativas e projetos são lançados para melhorar o desempenho, aumentar os lucros e aumentar sua vantagem competitiva. Além disso, desde sua criação, uma empresa passa por várias mudanças que servem para aperfeiçoar e garantir o bom funcionamento do sistema organizacional.
O principal responsável por auxiliar na gestão de mudanças organizacionais são os lideres. ... O líder deve trazê-las para perto dos objetivos organizacionais, alinhar o comportamento, as habilidades e atitudes ao novo cenário e fazer com que sintam a mudança e, principalmente, queiram fazer parte dela.
É através das transformações que acontecem em nossa vida, que temos a oportunidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, de compreender, com uma profundidade maior, quais são nossas melhores habilidades e competências e quais precisamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos.
A mudança organizacional é um conjunto de atividades que ocorre de forma planejada ou não. ... Quando há planejamento, cria-se uma estratégia para que a mudança eleve o patamar da gestão, representando melhores performances e resultados. Além de promover o desenvolvimento para a empresa e todos os envolvidos.
Vimos anteriormente que o que impulsiona a mudança organizacional são fatores internos ou externos e dentre os aspectos imprescindíveis e que impulsionam mudanças estão características da força do trabalho, tecnologia, choques, concorrência e tendências sociais econômicas e políticas.
As novidades de todo tipo e as pressões dos negócios estão levando as empresas a desenvolverem novas competências, de maneira consciente e voluntária. ... A necessidade de se adequar continuamente às novas condições sugere que cada empresa deve construir a administração da mudança dentro si mesma.
As principais mudanças no mercado de trabalho atual
Nos últimos anos, muita coisa mudou quanto às formas de trabalho. ... Diferentemente do que acontecia no passado, o trabalho hoje é colaborativo, experimental, interconectado, flexível e moderno. Destaca-se nesse mercado quem sabe se adaptar, quem tem resiliência, empatia e, claro, talento.
Como se preparar para as mudanças no mundo do trabalho?
As mudanças no mercado de trabalho são comuns atualmente. ... Mobilidade, tecnologia, novas culturas organizacionais, processos de onboarding modernos, benefícios flexíveis, como trabalho home office, entre outras opções, são características que marcam o ambiente de trabalho atual.
ter experiência no segmento em que atua; ter habilidade para trabalhar em equipe e ser produtivo; ter boa comunicação e se esforçar para estar atualizado em sua área de atuação; ter capacidade de planejamento e utilizar isso em relação à sua própria carreira.
As 5 principais transformações recentes no mundo do trabalho. Você chega no escritório, bate o ponto manualmente na máquina, pega um café e já dá início ao expediente. Entre uma atividade ou outra, envia um fax com informações para um cliente e perde bons minutos em uma fila para imprimir documentos.
Frente a um panorama de evolução do desemprego, perda do foco do Estado sobre as causas trabalhistas, grande pressão política para desregulamentação do mercado de trabalho e um regime capitalista rentista, ávido por lucros financeiros, o uso da força de trabalho sofre diversos modos de flexibilização.
O trabalho sempre foi o motor que move todo tipo de sociedade e todo tipo de civilização. Ao longo do tempo, o trabalho mudou e se reformulou de acordo com as necessidades de cada época em cada cultura. O trabalho está intimamente relacionado à personalidade.
A crescente precarização e a reestruturação do modo de produção das empresas, que incluem as privatizações, traz também outras consequências, como o aumento das demissões e do adoecimento dos trabalhadores.
As configurações que o trabalho ganha no decorrer da historiografia moderna é o resultado de uma relação sociopolítica entre o homem e a sua produção. ... O trabalho tem o poder de moldar a compreensão do homem como ser social.