Há o homicídio qualificado, cuja pena chega a 30 anos. Logo é o crime mais grave que temos, pois não há pena superior a 30 anos no Brasil, certo? Errado. Se nos basearmos nas penas possíveis para determinar a gravidade de um delito, o latrocínio, por exemplo, é um crime muito mais grave.
O sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, 42, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), é apontado por policiais civis de São Paulo como um dos presos com maior tempo de condenação no Brasil. A pena dele é de 705 anos, mas pode aumentar para 750 ainda em 2020.
A gravidade de um crime não está na ordem em que ele aparece no Código Penal, mas no quanto de pena que ele acarreta, se ele é apenado com reclusão (mais grave) ou detenção (menos grave) e se ele é hediondo ou não. Exemplos: O furto (art. 154) é um crime muito menos grave do que o roubo (art.
Já os crimes leves, de acordo com o especialista, são aqueles sem violência ou grave ameaça, como furto leve, estelionatos de pequeno valor ou fraudes. “Esses crimes, cujas penas geralmente são entre dois e quatro anos, podem e devem ser objetos de medidas alternativas”, conclui o jurista.
São formas de manifestação da inobservância do cuidado necessário, isso é, modalidades da culpa: a imprudência, negligência e imperícia. É a prática de um fato perigoso, caracterizado por uma ação positiva, isso é pressupõe uma ação precipitada sem cautela.