O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Por volta de 1930 um compasso de espessura foi usado para se medir gordura subcutânea em alguns locais do corpo humano, com relativa precisão (Katch & McArdle, 1996).
A avaliação física é um procedimento realizado pelo profissional naquele aluno que vai fazer alguma atividade ou treinamento físico. O objetivo dessa prática é avaliar as condições atuais de saúde do indivíduo e tentar perceber quais exercícios podem fazer parte da rotina dele.
Confira, abaixo, alguns dos principais equipamentos para essa finalidade.
Como fazer uma Avaliação Física?
É o momento da coleta de dados que o professor realiza através da avaliação física. Nela são mensuradas todas as medidas das dobras cutâneas para verificar a composição corporal (massa gorda, massa magra, massa óssea, massa residual, percentual de gordura), conforme o objetivo do aluno em questão.
O que é avaliado em uma avaliação física completa?
Realiza a avaliação física dos alunos, confere as medidas e percentual de gordura e acompanha programas de treinamentos.
A avaliação física é um teste realizado para identificar o condicionamento físico de uma pessoa. A avaliação física mais que importante é fundamental antes de iniciar qualquer plano de treino. A avaliação física é um teste realizado para identificar o condicionamento físico de uma pessoa.
- A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados - destaca João Pinheiro.