Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.
Estes chutes e movimentos são um sinal de que o bebê está bem oxigenado. Por isso, eles costumam “chutar” mais durante a noite, quando a mãe está repousando.
Quando o bebê começa a mexer dói? Quando os primeiros movimentos começam a ser percebidos (lá pela 20ª semana), a mulher pode ter dores nas costas, no baixo-ventre e na lombar. Muitas gestantes também sentem desconforto nesse período, por causa das cólicas causadas pelo agito do bebê no ventre.
Então chegamos a 5 meses de gestação, praticamente metade da gravidez. Nessa fase, o feto já esta mais ativo e com seus movimentos mais perceptíveis. Alguns relacionam a sensação do bebê mexer a borboletas na barriga ou confundem com gases, mas cada dia mais você terá a certeza de que são chutes e pontapés.
É normal o meu bebé mexer-se pouco se estiver grávida de cinco meses? Os primeiros movimentos que se notam na primeira gravidez acontecem cerca do quinto mês. Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio.
O útero passa a ficar cada vez mais arredondado, e ela já é capaz de sentir alguns movimentos do bebê. Nesse período, ela engordará cerca de cinco quilos. Quanto aos desconfortos, a gestante pode ter sangramentos na gengiva e/ou nariz (epistaxe), em virtude do aumento de sua pressão arterial.
Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.
O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.
Por volta do segundo e terceiro trimestres, as mães estão sempre à espera de sentir um pontapé, um movimento...
Para sentir o bebê se mexendo, uma ótima dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite.
O estresse na gravidez pode trazer consequências para o bebê, isso porque pode haver alterações hormonais, na pressão arterial e sistema imunológico da mulher, o que pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de infecções, além de favorecer o parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.
Toda gestante corre o risco de sofrer com o nervosismo na gravidez. Esse sintoma é explicado pelas grandes mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino durante o período. Ele pode ser acompanhado por irritabilidade e baixa autoestima, especialmente quando se trata de uma gravidez de primeira viagem.