carnaúba
18 tipos de árvores nativas do Brasil
Umbuzeiro. O umbuzeiro é uma planta muito famosa no Nordeste e pode ser encontrada em grande quantidade no Ceará. Ele adapta-se bem em regiões mais secas, pois armazena água internamente, resistindo assim a longos períodos de estiagem. O fruto do umbuzeiro, o umbu, é muito valorizado na culinária da região.
Hoje, 21 de setembro, início da primavera no Hemisfério Sul, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil, mas apenas em três das suas cinco regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte e Nordeste, a Semana da Árvore é comemorada no mês de março, mas sem uma data fixa.
Ela é fundamental para a vida na Terra pois aumenta a umidade do ar, produz oxigênio no processo de fotossíntese, reduze a temperatura e fornece sombra e abrigo para plantas e animais. ... Proteger o meio ambiente é papel de todos, para que as próximas gerações consigam viver em um planeta saudável.
Elas nos oferecem seus deliciosos frutos orgânicos, contribuem para purificação do ar, conforto térmico e isolamento acústico, além do reequilíbrio do meio ambiente natural. E atraem os pássaros, que nos proporcionam bem-estar e momentos de paz e contemplação tão necessários ao nosso próprio equilíbrio.
Com o desmatamento, o desabrigo é um dos problemas a serem enfrentados. Além deste, quando cortamos as árvores diminuímos o filtro natural de gases de efeito estufa e com isso, o aquecimento global aumenta. Preservar as árvores é também ser responsável por uma das principais fontes de alimento.
Dia da Árvore – 7 hábitos que ajudam a conservar a natureza
Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.
O Brasil é o 4º maior emissor de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, principalmente porque desmatamos muito. 17. 61% das nossas emissões vêm do desmatamento e queima de florestas nativas. ... Preservar as florestas ajuda a regular o clima e proteger as populações.
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Sem dúvidas, preservar as espécies é essencial para garantir a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema maior, a terra. Quanto maior for o número de espécies, maior será a garantia de que os serviços ambientais prestados pela natureza (produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, polinização, etc.)
Assim, além de um dever ético para com outras espécies, a preservação da fauna é tão importante quanto o reflorestamento e a diminuição do desmatamento e da poluição para a qualidade de vida dos seres humanos.
Veja 10 cuidados básicos com os animais de estimação
Dez maneiras de salvar a vida selvagem
Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, onde ele pode manter sua identidade, viver em conjunto com outros animais e se reproduzir, ajudando a manter os ecossistemas saudáveis e equilibrados.