Há diversas morais de acordo com a diversidade de sociedades. Outro argumento do autor é o da historicidade do ser humano, isto é, a tese de que o ser humano não é um ente pronto por natureza, ele é aquilo que faz de si mesmo fazendo história; ele se auto-produz. Se o ser humano é histórico também a moral é histórica.
O caráter histórico social da moral consiste no conjunto de valores construídos mediante a interação e relação entre pessoas na sociedade, o que molda os padrões de comportamento social.
O caráter social da moral manifesta somente na sociedade, respondendo às suas necessidades e cumprindo uma função determinada. A função social da moral consiste na regulamentação das relações entre os homens para contribuir assim no sentido de manter e garantir uma determinada ordem social.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessas palavras.