Qual a área da parte laranja da figura abaixo, sabendo que ela é formada por dois círculos concêntricos, um de raio 10 cm e outro de raio 15 cm? Considere π = 3,14.
Circunferências concêntricas: Duas ou mais circunferências com o mesmo centro mas com raios diferentes são circunferências concêntricas. Circunferências tangentes: Duas circunferências que estão no mesmo plano, são tangentes uma à outra, se elas são tangentes à mesma reta no mesmo ponto de tangência.
1. Que tem um centro comum (ex.: a estrutura da Terra é composta por camadas concêntricas).
Em uma circunferência, a corda é qualquer segmento de reta que liga dois de seus pontos. Atenção: o centro não é ponto da circunferência!
Definição de circunferência: Circunferência é uma figura geométrica pertencente ao plano que é constituída pelo conjunto de todos os pontos igualmente distantes de um ponto fixo desse plano.
Os focos da elipse x²/8² + y²/6² = 1 são os pontos (-2√7,0) e (2√7,0). Observe que a elipse possui centro na origem do plano cartesiano. Além disso, a mesma se encontra "deitada", pois o coeficiente de maior valor está abaixo do x². Os focos dessa elipse serão da forma (-c,0) e (c,0).
Em geometria, o foco, ou focos no plural, são pontos especiais que definem como um certo conjunto de curvas é desenhado. Por exemplo, o foco pode ser usado para definir seções cônicas, cujos quatro tipos são: círculo, elipse, parábola, e hipérbole. Além disso, o foco é usado para definir as ovais: Cassini e Cartesiana.
Hipérbole é o conjunto dos pontos do plano, tais que a diferença, em valor absoluto, das distâncias à F1 e F2 é a constante 2a (0 < 2a < 2c). ... Como os focos da hipérbole estão localizados sobre o eixo x, suas coordenadas serão: F2(c, 0) e F1(– c, 0).