Crítica vem do grego KRITIKOS, do verbo KRINEIN, separar, distinguir, decidir etc. Criticar é separar, decidir, julgar etc.
Os passos são um pouco mais simples:
Como fazer um bom resumo de texto?
Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota ...
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
A composição de uma resenha exige a obediência às seguintes estruturas: O parágrafo de introdução deve ser breve e contextualizar o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e relevância para um leitor que manifeste interesse pelo assunto. A resenha de uma obra pode manifestar crítica ou não.
Uma resenha é um texto que sintetiza, de forma crítica ou opinativa, os principais aspectos de uma obra, expressando a opinião do autor sobre ela. Por ser uma síntese, é preciso que ela apresente o que é essencial na obra, como acontece no gênero textual resumo.
Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. ... Já a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura.
Tipos de Resenhas
Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo, que pode ser um livro, filme ou texto. O autor traz um breve resumo do material antes de analisar os pontos considerados principais e, para finalizar a resenha, o consumo do conteúdo é recomendado ou não.
informações como, o nome do autor e titulo; tambem é bom citar a editora, o ano de publicação e o gênero da obra ; coerência, ou seja, ter uma boa escrita gramatical ( nada de erros de ortografia ) ; referencia ao autor do texto resumido, ja que o resumo é um texto sobre outro texto.
Resenha resumo é aquela que apenas descreve o livro ou documento sem apresentar nenhuma crítica ou julgamento. Sua apresentação é de apenas um texto informativo. ... Resenha crítica é aquela que trata do assunto e pontos principais do livro ou documento, com uma crítica apontando seus aspectos positivos e negativos.
Resposta. Resumo seria simplificar a obra em poucas linhas, enquanto resenha seria um analise que apresenta o próprio resumo, uma opinião do assunto e a defesa do próprio ponto de vista.
O termo “resumo” vem do latim resumere e significa condensar em poucas palavras o que foi dito ou escrito de forma mais extensa. ... Em princípio, resumir seria agrupar em poucas palavras todo o pensamento do autor. Síntese seria agrupar em poucas palavras a ideia principal do autor.
Um resumo é a descrição da obra, sem nenhuma analise opinativa, apenas para a apresentação do que foi feito na obra original. Já a resenha crítica existe um resumo, ou seja, uma descrição da obra, mas é realizado uma analise crítica opinativa sobre o conteúdo.
Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.
Para elaborar uma boa síntese é necessário compreender o texto base e extrair as ideias principais para então escrever um novo texto resumido.
Passo-a-passo para fazer uma síntese