A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.
O axé está completando 35 anos. Foi em 1985 que o baiano Luiz Caldas tomou conta das paradas de todo o país com um sucesso inesquecível e assim nasceu a axé music.
Contudo, em verdade, o axé define a energia essencial que move todos os seres e todas as coisas que existem na natureza. No candomblé, é a força que realiza, o poder de criar e transformar as coisas. É justamente o que dá movimento à vida e, ao ser renovado, permite a permanência, a perpetuação de tudo.
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
interjeição Indicação de saudação, geralmente quando alguém cumprimenta outra pessoa, demonstrando cortesia; olá: salve, quanto tempo não te vejo! Etimologia (origem da palavra salve). Forma regressiva de salvar.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha!
Peça á mãe Nanã sabedoria, paciência e amor misericordioso que só uma mãe sabe dar. Saudação: Saluba Nanã,salubaê. Cores - Roxo ou lilás na Umbanda.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Odoyá que significa Mãe das Águas, é comumente utilizada da seguinte forma: “Eu sou Filho de Iemanjá. Odoyá minha mãe!”. Já Odociaba invoca a poderosa força das águas. A saudação que significa Rainha da Águas Sagradas e é utilizada na expressão “Odociaba, Mãe Iemanjá!”.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
significado. *Êpa Babá* = saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais. ... = saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum.
Exemplos da Bíblia: “Oxalá me suportásseis um pouco na minha loucura!” (2 Co. ... 11:1a). / “Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos em uma fonte de lágrimas!” / “Oxalá tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes!” (Jr. 9:1a, 2a).
Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.
É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó ...
Pai Isidoro. Vovó Maria Conga. Pai Antonio das Almas. Vovó Benedita das Almas.