Conta a lenda que Rômulo e Remo eram filhos do deus grego Ares, ou Marte, seu nome latino, e da mortal Reia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa. ... Entretanto, Marte desposou Reia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei tirano, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre.
Remo foi morto pelo seu irmão Rômulo. Rômulo sendo o vencedor da batalha, deu o nome de Roma a cidade a qual fundou e foi o primeiro rei.
Rômulo e Remo resolvem fundar uma cidade no local onde haviam sido encontrados. Rômulo desejava colocar o nome de Roma e edificá-la sobre o Palatino – (Saiba mais sobre tours em lingua portuguesa no Palatino, Forum Romano e Coliseu) porém Remo queria nomeá-la de Remora e construí-la no Aventino.
Rômulo era irmão gêmeo de Remo, e ambos teriam sido abandonados em um cesto, que foi jogado no Rio Tibre. No entanto, os ventos que atuaram no rio empurraram o cesto para as margens. Assim, foram encontrados por uma loba, de nome Luperca, que os amamentou e garantiu a sobrevivência dos irmãos.
O mito da fundação de Roma tem como protagonistas os gêmeos Rômulo e Remo. Abandonados em um cesto nas águas do Rio Tibre, eles foram salvos por uma loba, que os amamentou e os viu crescer.
Ele matou porque remo saltou sobre suas muralhas semi construídas e zombou delas .
Segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos. ... Vagando pelo mar Adriático, Eneias chegou à região do Lácio, onde anos mais tarde Rômulo iria construir Roma.
A loba capitolina: símbolo do “novelesco” mito da fundação de Roma. A loba capitolina é o símbolo de Roma que está ligado à fundação da cidade. O animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo. E Rômulo foi o primeiro rei de Roma.
Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo foram importantes por fundarem Roma . Explicação : Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos, filhos do Deus Grego Ares com uma princesa. Os irmãos foram tirados da mãe e jogados no Rio Tibre pelo tio de sua mãe.
Resposta. Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Conta a lenda que Rômulo e Remo eram filhos do deus grego Ares, ou Marte, seu nome latino, e da mortal Reia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Antes de falarmos sobre a criação da civilização romana, devemos assinalar os diversos povos que contribuíram para a sua origem. Entre estes, destacamos os etruscos, úmbrios, latinos, sabinos, samnitas e gregos.
A alternativa correta, que cita um povos do qual Roma não sofreu influência e sua formação, é a LETRA D: Persas. A Roma antiga, em seu grande período de expansão, sofreu influência em sua formação por povos diversos que viviam na Península Itálica.
Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo.
Existem duas versões para a origem de Roma: a histórica e a mitológica. Descreva de forma resumida à concepção histórica.
Resposta. Resposta: A lendarica é basicamente a história de romulo e remo, filhos de uma deusa que foram criados por uma loba magica, porem a real história é a migraçao dos nomades latinos.
*origem: surgiu a partir de tribos latinas ao redor de um forte as margens do rio tibre. Origem miticas: grega fundada das viagens de eneias herói troiano após a destruição de traia. lenda local : romulo(nome da cidade teria derivado dele) e remo . espero ter ajudado !
A história de Roma é dividida em três períodos: Monarquia (753 – 509 a.C), República (509 – 27 a.C) e Império (27 a.C – 476 d.C).
A cidade de Roma nasceu como uma pequena aldeia e se tornou um dos maiores impérios da Antiguidade. Situada na Península Itálica, centro do Mediterrâneo europeu, Roma era o centro da vida política e econômica da região.
Os Etruscos eram um povo mercador e muito hábil na arquitetura e nas artes, além de ter servido de base para a criação da sociedade romana na Antiguidade. Os Etruscos povoaram a Península Itálica a partir do século IX a.C., portanto antes mesmo de Roma.
Resposta. Os romanos assimilaram dos etruscos o hábito de usar toga; a crença de utilizar litores (oficiais que protegiam a autoridade máxima em público); a crença na possibilidade de ler o futuro pela movimentação dos pássaros no céu; o uso da abóbada e do arco nas construções.
Características da Arte Romana Influência da arte etrusca: expressão realista; Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; ... Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
Os etruscos exerceram grande influência sobre a sociedade romana, desde cultura, artes, rituais e padrões sociais. Vale lembrar que os Italiotas habitaram a península itálica, a partir de 2000 a. ... Embora os etruscos tenham resistido durante muito tempo, sua cidades estados não possuíam união.
Foram hábeis em variadas técnicas de arte, manufatura, artesanato, ourivesaria e metalurgia, deixando grande produção, encontrada principalmente em enterramentos, seguindo uma estética que se modificou ao longo do tempo sob o influxo de variadas influências externas, devendo muito ao contato com os gregos e povos do ...
Uso do arco nas construções,- Uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços); - Construções sóbrias, funcionais e luxuosas.
Construíram altas muralhas e pontes, criaram uma cidade próspera. Os romanos herdaram da cultura etrusca suas artes relacionados à engenharia, como o uso de abobada nas construções e também elementos relacionados a religião, como a crença na adivinhação.
Depois de mais de um século de paz, os romanos, liderados pelo ambicioso Júlio César, atravessaram os Alpes e levaram a guerra até a Gália, a terra natal dos gauleses. Entre 58 e 50 a.C., César conquistou praticamente todo o território da moderna França e Bélgica (Gália Bélgica) durante suas famosas Guerras Gálicas.
Resposta: As principais consequências do expansionismo romano foram: - em virtude das conquistas da conquista de diversos, houve aumento da escravidão. - aumento da quantidade de latifúndios: os donos das terras expandiram suas posses, através de terras conquistadas.
Porém, as suas origens são complexas. A hipótese mais plausível é a de que os Etruscos chegaram vindos da Ásia ocidental, durante os períodos conturbados que se seguiram ao colapso dos impérios hitita e micénico e estabeleceram-se em Itália, onde se misturaram com a população nativa (vilanoviana), já estabelecida.
Os etruscos foram um povo que viveu na Etrúria, na península Itálica, ao sul do rio Arno e ao norte do Tibre, mais ou menos na área equivalente à atual Toscana, com partes do Lácio, Campânia e Úmbria. ... Desconhece-se ao certo quando os precursores dos etruscos se instalaram aí.
Os monumentos romanos se caracterizam pela solidez; aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos. ... Algumas características da arquitetura da Roma antiga ainda hoje são usadas.