- Geometria Angular: cujo ângulos não podem ser maior que 120°. Esse tipo acontece em moléculas que possuem três átomos (moléculas triatômicas). Exemplos: SF2 (Difluoreto de enxofre), H2O (Água), SO2 (Dióxido de enxofre), O3 (Ozônio). - Geometria Triangular ou Llana: com ângulo de 120°.
Como as cargas elétricas são distribuídas de forma simétrica em torno do átomo central (boro) a molécula do BCl3 é apolar e sua geometria é trigonal plana.
Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são: linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
Fosgênio: trigonal plana. Monóxido de carbono e gás cloro são lineares.
A molécula de oxigênio (O2) não é polar, pois é formada apenas por um elemento químico e, consequentemente, não há diferença de eletronegatividade. ... A água é uma molécula (H2O), unida por ligação covalente, que contém dois átomos de hidrogênio (polos positivos) e um átomo de oxigênio (polo negativo).
A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina. ... Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.
Solubilidade em água. A solubilidade de um composto é determinada pela seguinte regra: "Semelhante dissolve semelhante". Logo, solventes polares dissolvem substâncias polares, e solvente apolares, substâncias apolares. Os hidrocarbonetos, por serem apolares, apresentam pouca solubilidade em água (polar).