A Astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.
Já para Demócrito (460 a.C) vida ou ser vivo seria tudo aquilo que possuísse psyche. No entanto, hoje em dia para a Astrobiologia para um organismo ser considerado possuidor de Vida, ele deve possuir organização em células, possuir a capacidade de adaptação, ser capaz de evoluir e se reproduzir através de mutação.
Carl Sagan – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A NASA fundou seu primeiro projeto de astrobiologia em 1959 e estabeleceu um programa de astrobiologia em 1960. O programa de exploração espacial Viking da NASA, que começou em 1976, incluía três experimentos biológicos criados para verificar a possibilidade de traços de vida em Marte.
20 de dezembro de 1996
20 de dezembro de 1996
Brooklyn, Nova Iorque, Nova York, EUA
9 de novembro de 1934
Edwin Powell Hubble (Marshfield, 20 de novembro de 1889 — San Marino, 28 de setembro de 1953) foi um astrônomo norte-americano. Hubble teve papel crucial no estabelecimento dos campos da astronomia extragaláctica e na cosmologia observacional.
4. “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar”. Aparece no livro de ficção científica Contato, de 1985 (que depois viraria filme nas mãos de Robert Zemeckis, o mesmo diretor de De Volta para o Futuro).
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." "A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade."
Todos nós, e outros seres inteligentes que supostamente existem em outros planetas, somos a consciência do universo. O universo pensa por meio dos seres humanos. Sem nós, ele seria totalmente inexpressivo. Um planeta apenas com animais e plantas não teria sentido.
Uma pesquisa comprovou o que Carl Sagan já falava há tempos: os humanos realmente são feitos de poeira de estrela. ... Constataram ainda que os elementos essenciais para a vida como a conhecemos (hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre) são mais prevalecentes nas estrelas que estão no centro da galáxia.
A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição.
Cinco planetas podem ser vistos a olho nu e são conhecidos desde a Antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os nomes são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana e atravessaram os séculos sendo chamados assim em todo o Ocidente, herdeiro cultural da Grécia e da Roma antigas.
Os primeiros a batizar planetas foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles já haviam identificado cinco “estrelas” que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditaram que fossem deuses.