Todo texto acadêmico tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, apresenta o tema, apresenta o problema que está sendo discutido o desenvolvimento, é o local onde você apresenta os dados e argumenta em favor de alguma ideia; na conclusão, é onde se apresenta a tese que estamos defendendo.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem.
Um artigo é considerado uma pesquisa original ou inédita quando o autor (ou os autores) de um estudo ou de uma experiência descreve sua hipótese e a finalidade do estudo, detalha seus métodos de pesquisa, relata os resultados, os interpreta e discute possíveis implicações dos mesmos.
TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os principais tipos de trabalhos acadêmicos são: resumo, resenha, pôster, relatório, artigo, TCC, monografia, dissertação, tese, projeto de pesquisa, fichamento, memorial e PIM.
1 - TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.
As principais características de um texto cientifico é que esse possui seu sujeito indefinido, ou seja a comunicação é feita buscando tirar a pessoalidade do texto, bem como qualquer viés de opinião, isso porque a ciência não se pauta em viés pessoal e sim em fatos, pesquisas, experimentos e teorias.
Um texto é considerado científico quando propaga informações oriundas de investigações desenvolvidas sob os parâmetros da metodologia científica.
DICAS E CARACTERÍSTICAS DO TEXTO CIENTÍFICO
A linguagem científica deve ser objetiva, precisa, isenta de qualquer ambiguidade. objetividade da redação dos trabalhos científicos. EVITAR: “o meu trabalho”, “eu penso”, “na minha opinião”, etc. PREFERIR: “o presente trabalho”, “neste trabalho”, etc.
Sistemático, embasado, criterioso, preciso, objetivo. O texto científico deve estar alinhado com o método científico, e de acordo com a comunidade científica, precisa ser sistemático e embasado, a partir da implementação de um levantamento bibliográfico.
Nessa perspectiva, o gênero artigo acadêmico-científico pode definir-se como o texto mais conceituado na divulgação do saber especializado acadêmico e científico. Sua função é ser uma forma de comunicação entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação.
A redação do artigo científico
É a descrição detalhada de determinado local, pessoa, animal ou acontecimento. Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal.
Como fazer uma descrição
Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. ... Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário.
A descrição tem 5 características essenciais verbos de ligação (ser, estar, parecer); verbos no pretérito perfeito e no presente do indicativo; adjetivos; metáforas e comparações.
Enquanto a narração é o relato de um fato que ocorre em determinado tempo, a descrição é o relato de um objeto, pessoa, cena ou situação estática, ou seja, não depende do tempo. Descrever é desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo leitor em sua mente.
Escrever uma descrição pessoal é um exercício de autoanálise e autorreflexão. A chave para escrever uma descrição pessoal sincera é prometer a si mesmo que no minuto em que você ler sobre o que escreveu, você não irá jogar o documento no lixo. ...
verbo transitivo direto e pronominal Fazer a descrição oral ou escrita de (algo, alguém ou si próprio): o professor descrevia o livro; descrevia-se com presunção. ... Etimologia (origem da palavra descrever). Do latim describere.
É você falar as características de alguém/algo com detalhes,seja de forma objetiva ou subjetiva.
Significado de descrição: Ato de descrever algo ou alguém que está vendo. Narração.
A grafia correta é descrever. A palavra em questão é classificada gramaticalmente como verbo, pois exprime a ação de detalhar, relatar características, esboçar, desenhar, narrar. Embora exista a palavra discrição, que significa qualidade de não chamar atenção, de ser discreto, não existe a palavra discrever.
Penetrante: a voz penetrante é tão alta ou profunda que faz você ficar um pouco desconfortável. Estridente: tem um volume alto e é fino, além de ser desagradável para se ouvir. Mansa: voz calma, suave. Fina: a voz fina ou o som é alto e desagradável de ouvir.
Caracterização da personagem: o tipo de vestuário que sua personagem usa é uma maneira de exteriorizar a personalidade dela. Nesse caso, o ideal é descrever suas roupas de forma superficial, não precisa dizer cada peça de roupa que há no seu armário, mas sim focar-se nos pontos em comum dessas roupas: há muitos jeans?১৩ ডিসেম্বর, ২০১৬
Comece com o básico, como altura, forma, cor do cabelo e dos olhos. Em seguida, descreva outras características físicas, como a postura ou quais particularidades únicas o personagem tem, e veja como o passado, os interesses e o estilo de vida impactam na descrição.
Locução adjetiva
Dar voz aos colaboradores pode ser definido simplesmente como deixar as pessoas falarem. No entanto, o termo traz um conceito ainda maior. No mundo corporativo, dar voz aos colaboradores significa não só permitir, mas ainda, proporcionar a oportunidade para que os profissionais se expressem.