O sabor da escala menor melódica difere um pouco do sabor da escala menor harmônica e é um pouco mais difícil de ser analisado, afinal apresenta duas alterações em relação à escala menor natural (6º e 7º graus), enquanto a escala menor harmônica apresenta apenas uma alteração (7º grau).
A escala menor melódica é bastante utilizada na música jazz, por isso ela também é chamada por alguns músicos de a “escala menor de jazz”. Essa escala pode ser aplicada em composições, arranjos e improvisos também.
Dó menor (abreviatura no sistema europeu Dó m e no sistema americano Cm) é a tonalidade que consiste na escala menor de dó, e contém as notas dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá bemol, si bemol e dó. A sua armadura contém três bemóis.
Entendendo a escala menor melódica A escala menor melódica, resumidamente, insere uma nota entre esse graus, aproximando-os e deixando a passagem, como o nome já diz, com mais melodia. Essa aproximação faz com que o 6° grau, que antes era menor na escala harmônica, se torne maior na escala melódica.
A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as harmônicas possuem poucas diferenças entre si, mas que podem causar confusão no estudo musical.
A escala cartográfica
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.
A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais dois numerais dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.
Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta). A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais.
Sabe-se que a escala utilizada em uma planta baixa é 1:50. Medindo no desenho, a largura de um cômodo, encontramos 3,4 cm. Qual a dimensão real da sala? Um terreno está sendo representado na escala de 1:100 em um desenho.
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
Alguns exemplos de escalas de desenho
Ao escolher a escala, coloque a marca do zero sobre o começo da longitude do traçado que será medido. Caso a distância seja equivalente à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro. Para determinar a quantidade de centímetros, a medição é outra.
Divida o comprimento do objeto real pelo comprimento do modelo. Por exemplo, você dividiria 1200 por 30 e obteria 40.
- 1 cm no desenho corresponde a quantos cm no tamanho real? Escala 1:200 quer dizer que uma parte no desenho correspondem a 200 partes na realidade, ou seja, 1 cm correspondem a 200 cm na realidade, ou 2 m.
A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.
Para ler um projeto com um escalímetro é preciso, primeiramente, escolher a escala determinada. Após,deve-se colocar a marca do zero sobre o começo da longitude do traço a ser medida. Se a distância é igual à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro.
Escalas do escalímetro Os escalímetros podem ser encontrados em 3 diferentes formatos, cada um contendo escalas diferentes que são utilizadas para diferentes aplicações: Nº 1: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125. Nº 2: possui as escalas 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500.
Na escala 1:1000, cada centímetro corresponde a 10 metros. Assim funciona qualquer escala, onde o primeiro valor representa a medida no papel e o segundo valor representa a medida real.
Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm. Estamos vendo, que, quanto maior for o dominador, menos aparecerá a grandeza representada em escala. A escala real é representada (1:1), onde se lê 1 por 1.
Resposta. A altura dela é de 150 centímetros, pois cada metro equivale a 100 centímetros!
Tarefa 1: Redimensionar um desenho usando a mesma unidade Inicie o comando de escala com SC (ou ESCALA). Selecione os objetos que precisam ser incluídos na operação de escala. Clique no desenho para o primeiro ponto da base da escala (ponto base). Digite R para ativar a escala de Referência.
Por exemplo, para um desenho feito em metros ( a = 1000), para saber o custom scale da escala 1:75 (b = 75), calculamos 1000 / 75 (1000 dividido por 75), cujo resultado é custom scale = 13.
Drawing Units. Unidade do desenho. Na verdade escala do desenho, aqui colocamos a escala que nós queremos incluir na lista, por exemplo se você deseja acrescentar a escala 1:50, colocamos aqui o valor de 50.
O comando Scale esta localizado na aba Home, dentro do painel Modify. Ativando a ferramenta baSta selecionar o objeto e indicar um ponto de base (à partir de onde a escala será alterada). Feito isso o AutoCAD considera que o tamanho atual do objeto é 1.
Help