Irritação, ardência, tosses e dificuldade para engolir são sintomas de dor de garganta que podem indicar infecção ou inflamação.
Problema mal curado pode evoluir para febre reumática. Uma dor de garganta pode parecer algo simples de tratar. Muita gente, aliás, nem dá muita atenção ao problema. Mas essa infecção, se não for adequadamente curada, pode evoluir para uma febre reumática, uma doença que pode deixar sequelas graves no organismo.
Dores de garganta, como faringites e amidalites, mal curadas, podem causar febre reumática. Ela é uma resposta do organismo a infecções causadas por bactérias estreptococos do grupo A.
Infecções virais
Torradas, cereais ou granola, que são duros, podem arranhar a garganta e aumentar a dor. As comidas geladas, como sorvete, também devem ser evitadas, assim como os sucos de frutas ácidas (laranja ou abacaxi, por exemplo), por aumentarem o incômodo ao entrar em contato com a garganta inflamada.
É comum que o conteúdo gástrico vá até a região da garganta: o ácido provoca queimação e inflamação da região. A tosse é seca e chega a ser muito forte. O ácido também pode subir até a região do nariz. Aí começam as crises de rinite e sinusite.
Sim , a Doença do Refluxo Gastroesofágico pode dar falta de ar devido reflexo nas vias aéreas de trancamento, causado pelo refluxo ácido principalmente que é muito agressivo para a laringe e brônquios , gerando uma reação de defesa .